Viver Sem Vergonha
foto decoração de cozinha pequena

Decoração de cozinha pequena: dicas práticas

Chegam momentos em que precisamos fazer algumas transformações na nossa vida pessoal, nos nossos trabalhos, relacionamentos e também naquele lugarzinho mais frequentado da casa: a cozinha! Neste artigo você vai conferir dicas valiosas sobre decoração de cozinha pequena.

Mesmo dispondo de pouco espaço, com pequenos detalhes é possível fazer a decoração de sua cozinha pequena criando um espaço bonito, aconchegante e charmoso. É hora de deixar a criatividade fluir e criar um ambiente novo e charmoso para sua cozinha.

Fique atento aos detalhes na decoração de cozinha pequena

Sem dúvidas, a cozinha se transformou em um lugar onde recebemos os amigos e familiares, um cantinho gostoso de sentar para uma boa conversa.

foto decoração de cozinha pequenaPara iniciar observe bem as possibilidades do espaço, meça cada centímetro e mãos à obra!

Se você tiver uma residência fixa, existe a opção de mandar confeccionar móveis sob medida, no entanto, esse recurso tem um valor bem alto.

Caso você opte por soluções mais acessíveis, lhe convido a pensar em aproveitar todo e qualquer espaço disponível na cozinha e abusar da criatividade.

As cores influenciam muito nas sensações do ambiente, portanto, as cores claras sempre nos transmitem a ideia de um local mais amplo e mais fresco.  Especificamente a cor branca e as cores neutras são as favoritas quando se trata de decoração de cozinha pequena.

O branco e as cores neutras podem lhe dar a opção de mudar sempre a decoração utilizando objetos e acessórios de decoração coloridos, e quando quiser uma cara nova na cozinha, basta mudar as cores dos elementos.

Assim como qualquer outro ambiente da casa, na decoração da cozinha pequena também é importante escolher as cores que irão compor o ambiente.  Deve -se eleger três cores, uma delas será o pilar, ou seja, aquela que mais se destacará nos móveis. A segunda opção funcionará como um auxiliar do primeiro, como um complemento. A última cor pode ser mais forte, mas deve estar apenas nos detalhes. O uso de três cores é apenas mais uma opção, pode-se optar por usar apenas duas.

Nesse contexto, pode-se unir as cores quentes, como o vermelho, laranja e amarelo, com as cores frias, como azul, verde e roxo, podendo formar um equilíbrio entre elas. Para fazer esse contraste basta combinar as cores que estão opostas no círculo cromático.

Optar pela cortina como um item de decoração é boa opção, mas fique atento, pois ela pode atrapalhar a luminosidade da cozinha, por isso, deve-se fazer a escolha por cortinas de tecidos leves, com renda, algodão e poliéster.

Otimize o espaço

Na decoração de cozinha pequena, deve-se aproveitar os utensílios domésticos que têm sido feitos para serem exibidos, pois são revestidos de muitos detalhes e são  cheios de beleza. Eles podem e devem ser pendurados como mais um recurso de decoração e praticidade.  Há a opção de ganchinhos feitos artesanalmente que são uma graça, nichos com ganchinhos, entre outras inúmeras possibilidades.

O uso de prateleiras também é muito viável para a decoração de cozinha pequena, basta planejar o local em que elas ficam mais adequadas e certamente será mais um complemento para a decoração.

Nas prateleiras, você tem a opção de deixar disposto os utensílios de uso constante. Além disso, pode colocar ganchinhos embaixo para pendurar utensílios, como colher ou canecas.

Ao escolher os móveis, dê preferência àqueles que têm portas de vidro ou transparentes, pois esses recursos também proporcionam sensações de que o ambiente é mais amplo. O mercado também está trabalhando em favor do nosso conforto, e tem criado muitos móveis bem compactos, alguns podem ser embutidos, como mesas dobráveis, balcões de cozinha com gavetas.

Decore as paredes de forma prática

E para você que dar um up a mais na decoração, existem os adesivos para azulejos! Eles são excelentes opções de decoração e podem mudar radicalmente o visual da sua cozinha. São bem acessíveis, são colocados em cima do azulejo, sem nenhuma sujeira. Bem fáceis de limpar, é só utilizar água ou álcool, e podem ser removidos sem estragar o azulejo.

Atualmente existem tintas especificas para pintar azulejos, assim, evita-se gastos com mão obra, reduz significativamente o material a ser utilizado e é possível criar um visual agradável.

Por fim, quando o assunto é aproveitar o espaço e criar um ambiente mais confortável, a dica é deixar uma parede sem ocupar, sem móveis, esse detalhe proporciona ao ambiente mais espaço.

Últimas palavras

Contudo, existem infinitas possibilidades para se decorar cozinha pequena de forma que se torne um ambiente bem atraente. Não tenha pressa, pesquise aquilo que mais se adéqua ao seu espaço e pense cuidadosamente na combinação das cores, pois elas serão fundamentais para o sucesso da sua decoração!

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que querem aprender um pouco mais sobre decoração de uma cozinha!

Recomendados Para Você: