Viver Sem Vergonha
dicas de decoração de quarto de casal pequeno

Decoração de quarto de casal pequeno: saiba como fazer

A escolha de cada detalhe da decoração de quarto de casal pequeno deve ser minimamente pensada e planejada, pois esse deve ser um cantinho que proporcione muito aconchego ao casal.

Além de ser um lugar de descanso, é o espaço da casa que também funciona como um “refúgio” para curtir a companhia da pessoa amada, ou apenas um lugar para ficar deitado curtindo preguiça, para dormir até mais tarde em dia de feriado. Essa decoração de quarto do casal diz muito sobre eles, e precisa ter o seu toque, ser um ambiente de grande conforto.

Como planejar a decoração de quarto de casal pequeno

Primeiramente, para que a decoração de quarto de casal pequeno fique agradável para ambos, e seja um espaço onde vão se sentir confortáveis, deve-se ficar atento ao estilo que querem adotar para os móveis.

Vocês já conversaram sobre as suas preferências? É importante que a decoração de quarto de casal seja composta pelo gosto dos dois, e que não fique com toques muito afeminados, nem masculinizados, mas que seja adotada uma conciliação neutra.

dicas de decoração de quarto de casal pequenoNo entanto, quando o casal define o seu estilo fica muito mais fácil a escolha dos móveis, a composição das cores, por isso, é importante que definam qual o estilo que vocês mais se identificam, seja ele clássico, moderno, rústico ou romântico.

Em um segundo momento, depois de ficar claro o que vocês querem para compor a decoração de quarto de casal pequeno, então esse é o momento de verificar a disponibilidade de espaço, pois é muito importante que o quarto fique organizado de forma que o casal possa transitar tranquilamente.

Por isso, antes da compra dos móveis, deve-se realizar as medições, principalmente o tamanho da cama que normalmente é a peça destaque do quarto do casal.

Atualmente o mercado disponibiliza uma diversidade de tamanhos e modelos de camas, deve-se ficar atento àqueles modelos que mais combinam com o espaço que vocês têm disponível.

Como definir o que irá compor o quarto do casal

Conforme já foi citado, o uso do espaço, o estilo dos objetos e as cores estarão diretamente ligados ao estilo que vocês mais se identificam. No entanto, irei trazer breves observações do que pode fazer parte dessa decoração de quarto de casal.

Ao escolher uma das principais peças do quarto, a cama, o casal deve ser bem cuidadoso na escolha do colchão, pois é um item que será utilizado pelos dois e que pode trazer muito bem estar e conforto, se for um item de qualidade.

Se optarem pela cama box, atentem-se à escolha da cabeceira que também é um item essencial para a decoração.

Outro recurso que tem sido muito utilizado como decoração de quarto de casal é o papel de parede. É uma composição que pode ser utilizada como um aspecto de textura, tecido, pintura entre vários outros.

Na escolha da cor do papel de parede, os tons pastéis e neutros são sempre escolhas certeiras. Os listrados também são chiques e nunca saem de moda. Para o uso do papel de parede, busquem orientações de um profissional, como arquiteto ou o mesmo os vendedores desse artigo. Essa orientação é importante para não correr o risco de errar no cálculo da metragem.

O tapete no quarto do casal também é um objeto que irá compor a decoração. Ele pode ser escolhido conforme o gosto de ambos, podendo ser usado ao lado e aos pés da cama, ou apenas ao lado.

O tapete pode ser usado sob os dois pés da cama, ou ocupar toda a extensão da mesma. É recomendável escolher tapetes bem fofinhos, pois são mais aconchegantes. Os tapetes de pelos, como lã de carneiro ou shagg, também são boas opções para o quarto do casal.

O uso de iluminação no quarto de casal é um recurso muito útil, pois as luzes podem criar vários ambientes agradáveis para a intimidade dos dois.  Além do uso da iluminação embutida nos cantos do teto e nos espelhos, pode-se usar do recurso dos abajures, e os candeeiros de teto, que são perfeitos para compor a decoração.

No caso do abajur, você pode colocá-lo sobre um criado mudo, fica bem legal e prático. O criado é um objeto bem versátil que nunca sai de moda, e também pode ser usado para colocar livros e objetos pessoais.

O uso da cortina para decoração de quarto de casal pequeno também é opcional, mas é um recurso que proporciona uma sensação bastante aconchegante, e o seu uso pode contribuir para preservar a intimidade do casal.

Algumas cortinas trazem a opção do blackout, que protege o quarto dos raios solares e da claridade externa. Normalmente as cortinas em quarto de casal são usadas até o chão, e devem ser feitas de tecidos leves, como seda ou voil.

Por fim, para montar uma cama com estilo de capa de revista, você pode usar e abusar dos travesseiros, almofadas, rolinhos e também mantas aos pés da cama.

Como aproveitar bem o espaço na decoração de quarto de casal

Como vivenciamos realidades em que dispomos de espaços cada vez mais reduzidos, é necessário aprender a lidar com essas situações e aproveitar os recursos que temos.

Na decoração de quarto de casal pequeno existem inúmeras possibilidades de utilização de móveis bonitos e que têm gavetas e espaços para guardar objetos. Um bom exemplo é a cama box, que possui um espaço debaixo do colchão exclusivo para guardar roupas de cama, objetos pessoais e afins.

Existem também algumas camas que possuem gavetas na parte de baixo, esse é um recurso bem útil.

Outra opção é um baú ou acento nos pés da cama, ou na cabeceira, e que disponha de espaço para guardar objetos. As paredes também podem ser aproveitadas com nicho ou com prateleiras, objetos que podem compor a decoração, desde que estejam em harmonia com os demais móveis.

Finalizando…

Com tranquilidade, o casal poderá montar o quarto de seus sonhos, unindo objetos que sejam simples, mas que combinem entre si. Portanto, deve-se sempre combinar as cores e tons.

Ao optar pela composição das cores neutras entre branco, tons pastéis, tons terrosos, cinza e preto, é impossível errar na decoração. Mas é importante priorizar apenas três cores para compor a decoração. Os tons frios, como o azul, verde e lilás, ou tons quentes, como vermelho, amarelo e laranja, devem estar apenas nos detalhes e em alguns objetos.

Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e amigas que também querem aprender a decorar melhor um quarta de casal!

Recomendados Para Você: