Viver Sem Vergonha
sobre decoração de sala pequena

Decoração de sala pequena: como fazer facilmente

É possível criar um ambiente muito aconchegante na decoração de sala pequena, se houver atenção com a disponibilidade do espaço e cuidado com a disposição dos móveis.

Nesse caso, é válido observar que o excesso de móveis pode tornar o ambiente sobrecarregado, por isso, atente-se à quantidade de móveis que colocará em sua sala, ao formato, cor e tamanho no momento da compra.

A sua sala pode se tornar um espaço muito encantador, independente do tamanho, mas isso dependerá da escolha e a organização dos móveis. Confira agora algumas dicas para te ajudar na decoração de sala pequena.

Planejar o ambiente para decoração

sobre decoração de sala pequenaMesmo dispondo de um espaço pequeno, se ele for bem pensado e planejado, você pode fazer uma linda decoração de sala pequena, basta escolher os móveis corretos e planejar bem o lugar de cada objeto.

As cores também podem contribuir muito para as sensações de espaço no ambiente.

O primeiro passo é realizar as medições do cômodo, depois definir quais os móveis que você colocará na sala e, por fim, onde colocará cada um. Nesse momento é importante pensar no estilo dos móveis e nas cores.  

E não deixe de levar as medições até a loja no momento da compra, para que os tamanhos dos móveis fiquem adequados ao seu espaço.

Dica importante para a decoração de sua sala:

É essencial saber que as cores claras tendem a ampliar o ambiente, por isso, deve-se atentar às cores das paredes, pois as cores claras dão mais leveza ao espaço. Além disso, deve-se cuidar para que os tons escolhidos para as paredes combinem com os móveis.

Agora uma dica para você que tem medo de errar na escolha ou tem um estilo mais clássico. Aposte nas cores claras e neutras para os móveis, e deixe as cores mais fortes e vibrantes para os objetos que vão compor a decoração.

Quais móveis são mais adequados para a decoração de uma sala pequena?

É claro que não existem linhas de móveis exclusivas para ambientes pequenos, mas pode-se criar uma bela decoração aproveitando o espaço disponível com planejamento e bom senso na escolha de móveis mais compactos.

Inicie pensando no móvel que ocupará mais espaço, onde ele poderá ficar na sua sala? Vamos supor que seja o sofá, todos os outros móveis vão seguir uma ordem de organização de acordo com a disposição do sofá.

O ideal para uma decoração de sala pequena é que não sejam usados sofás grandes, daqueles tradicionais que são um conjunto de três e dois lugares. Esses sofás podem ocupar muito espaço e pesar o ambiente. Nesse caso, vale a pena pensar em peças alternativas, como um único sofá, seja ele de dois ou três lugares. Dê preferência àqueles sem braços, que sejam retos e lisos, em cores claras e neutras, como bege, marfim, branco, cinza, entre outras cores.

Ao escolher um único sofá, pode-se optar por poltronas, elas são excelentes peças decorativas e com a vantagem de ocupar bem menos espaço que um sofá. Outra opção muito viável são os puffs, que são peças encantadoras em várias opções de formato e podem facilitar muito a circulação na sua sala.

Se você optar por ter uma televisão na sala, lembre-se que é mais confortável que a televisão seja de um tamanho adequado ao seu cômodo. Isso facilitará as definições de imagem, uma vez que, ao usar um aparelho muito grande em um espaço pequeno, a distância que você ficará da televisão não lhe dará uma definição boa de imagem.

Quanto ao móvel sobre o qual ficará a televisão, vale a pena optar por móveis que sejam suspensos na parede ou móveis que tenham pés, pois eles têm o potencial de ampliar a sensação de espaço no ambiente.

Se você escolher móveis mais baixos para colocar a televisão, se for necessário, utilize prateleiras ou nichos nas paredes, pois eles são uma boa opção para otimizar o espaço e colocar livros, porta retratos, arranjos, entre outros.

Devo usar cortinas e tapetes em decoração de sala pequena?

O uso de cortina e tapetes em algumas circunstâncias, especificamente a cortina, é necessário. Mas a cortina e o tapete sem dúvida são objetos que dão um visual agradável e aconchegante à decoração da sala.

As cortinas com tecidos mais leves e de cores claras e neutras proporcionam ao ambiente maior sensação de estar arejado. Deve-se escolher tecidos claros e leves sempre pensando em não pesar o ambiente. Quanto aos tapetes, certamente devem ser proporcionais ao tamanho da sala, e procure adequá-los ao tamanho do sofá.

Você pode descobrir mais detalhes de como combinar tapetes, cortinas e sofás Nesse Texto Aqui.

Finalizando

Como pode ver, não é tão difícil assim ter uma sala linda. Você pode ter muito sucesso com a decoração de sala pequena se seguir as dicas deste artigo.

Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e amigas que também querem aprender mais sobre a decoração de um ambiente não importante quanto a sala.

Recomendados Para Você: