Viver Sem Vergonha
Dicas de decoração para sala confira

Dicas de decoração para sala: cuide dos detalhes

As dicas de decoração para sala são essenciais, pois em algum momento da vida nasce em nós o desejo de dar uma renovada nesse ambiente que é tão frequentado nas nossas casas.

Para quem está montando pela primeira vez a sala, é sempre bom saber que com pequenos detalhes esse ambiente poderá ser transformado.

Confira as dicas de decoração para sala

Pense na combinação das cores

Para começar a lista de dicas de decoração para sala é preciso estar atenta às combinações de cores.

Poderão surgir muitas dúvidas e questionamentos no momento de escolher a cor das paredes do cômodo, no entanto, optar por cores neutras, como o branco, é uma cartada de mestre, pois essa cor contribui para que o ambiente transmita uma sensação de amplitude, além disso, combina com tudo!

Reservar as cores mais fortes (como amarelo, azul, vermelho, laranja, entre outras) para os acessórios e enfeites é uma boa opção para quem quer dar mais vida ao ambiente.

Dicas de decoração para sala confiraSe as paredes e os móveis tiverem cores neutras, as possibilidades de ousar e brincar com cores nos acessórios e enfeites (como quadros, chalés nas cortinas, almofadas, arranjos) aumenta infinitamente.

Talvez você não queira nada disso, pois sempre sonhou em ter um sofá com cor viva, tipo amarelo, ou azul turquesa, para isso basta optar por paredes, tapetes, cortinas, acessórios e enfeites com cores neutras e escolher o sofá como a peça principal da sala com uma cor mais forte, mais colorida.

É claro que os demais acessórios do ambiente devem estar em harmonia com o sofá, por isso você pode usar pequenas peças, pequenos detalhes, seja em arranjos, quadros, entre outros, para estar em contraste com o sofá.

Ao pensar em dicas de decoração para sala vale refletir sobre qual peça será a central, aquela em que irá conversar com as demais, pois a partir dela que o restante da mobília será escolhido. Outro exemplo além sofá, pode ser a escolha por um tapete todo colorido, que exigirá móveis de tonalidades mais neutras.

Quais móveis escolher para a sala

Também faz parte desta lista de dicas de decoração para sala o cuidado com os móveis.

Vale a pena lembrar que mesmo que você disponha de muito espaço, infelizmente ou felizmente, não será possível colocar um excesso de móveis na sua sala. O exagero pode criar um ambiente visualmente carregado, assim perde-se de se ter uma decoração harmoniosa, bonita e aconchegante.

É essencial pensar com cuidado no estilo de decoração que deseja, para que não haja uma mistura muito grande de estilos. Com isso, deve-se observar minuciosamente o espaço disponível e o que o espaço comporta. Não hesite em fazer a medição de cada parede, onde poderá ficar o sofá, o tapete, o móvel da televisão, aparador, mesa de centro, enfim, tudo que desejar agregar a decoração. Isso é muito importante para garantir um espaço confortável, de forma que se possa circular sem esbarrar em nada.

A escolha dos móveis sempre será de acordo com a disponibilidade de espaço que se tem, pois eles devem ser proporcionais ao lugar. Um móvel como o sofá, por exemplo, o seu uso deve ter relação com os seus objetivos. Se precisar de muitos acentos, pois recebe frequentemente muitas visitas, porém não há muito espaço na sua sala, os pufs são excelentes aliados nesses casos. Eles contribuem para compor a decoração e são bem adaptáveis ao espaço disponível.

Os pufs são peças que podem contribuir e muito para a decoração do ambiente, além disso, podem servir de acento, substituir poltronas e ocupam pouquíssimo espaço. Sabemos que eles devem seguir o estilo de decoração escolhida, sempre acompanhando as tonalidades dos outros itens.

Se você dispõe de um espaço mais amplo e deseja colocar em sua sala outros assentos além do sofá, existem as poltronas dos mais variados modelos e estilos. Elas dão todo um charme e sofisticação à decoração. Podem ser estampadas e estar em sintonia com as almofadas do sofá.

O aparador é muito usado na decoração para dividir ambientes, como sala de jantar e sala de estar. Ele é usado em corredores, embaixo de janelas. É um móvel projetado para sustentar objetos, portanto, pode ser colocado sobre ele porta retratos, vasos de flores, entre outros. Na parede onde está o aparador fica bacana o uso de quadros, espelho e papel de parede.

A mesa de centro é um móvel que pode ser muito bem vindo, quando não vai atrapalhar a circulação no local. Especialistas sugerem que ela seja no máximo da mesma altura do sofá. É um móvel que pode ser usado como apoio dos pés em um momento de descanso, apoio de bebida ou alimento em uma reunião com os amigos. Também pode ser base para um belo vaso de flores para compor a decoração.

Acessórios e enfeites para sala

Assim como na escolha dos móveis foi importante avaliar a disponibilidade de espaço, na escolha dos acessórios e enfeites para a sala também deve seguir essa regra, para que as peças fiquem harmoniosas com o ambiente. De nada adianta preencher todo espaço com belas peças, se elas não conversam entre si.

Por isso, devemos avaliar o que fica mais adequado ao espaço, pois a regra de que menos é mais, pode ser aplicada muito bem nesse caso.

Depois de avaliar a disponibilidade de espaço, podemos pensar sobre o que pode ser usado como enfeites para a sala. Tome cuidado com excessos, os excessos podem fazer com que estas dicas de decoração para sala não produzam os resultados esperados.

Que tal usar quadro na decoração?

Um bom exemplo são os quadros, eles podem ser excelentes enfeiteis para sala, uma vez que podem proporcionar ao ambiente um pouco mais do seu estilo e personalidade.

De modo geral não existem regras específicas para o uso de quadros nas paredes na decoração da sala. O quadro pode estar acima de um móvel, como o aparador, ou acima do sofá, nesse caso, é importante que ele esteja aproximadamente 25 a 30 centímetros acima do encosto do sofá.

A escolha do quadro vai depender diretamente do estilo que você escolheu para a sua sala. Especialistas recomendam que para quem fez a escolha por móveis mais modernos e estilos Clean, pode optar por quadros mais abstratos, usar mais cores.

A escolha do tapete e cortinas

O tapete também faz parte da composição da sala como um objeto de decoração, ele deve ser avaliado a partir do tamanho da sala. É uma peça que trará tanto valor ao ambiente que deve ser escolhido por último. Veja aqui mais detalhes de como combinar tapetes, cortinas e sofás.

A cortina é uma peça que proporciona muita elegância ao ambiente, ela deve estar em sintonia com os demais objetos. Antes de comprá-la é essencial medir o espaço que ela irá ocupar. Para que fique com um bom movimento deve-se acrescentar ao menos 20 cm a mais de tecido nas laterais, além da medida da janela e/ou porta para que fique com um visual mais bonito.

O comprimento da cortina é algo que causa muitas dúvidas. A cortina que começa no teto até o chão é muito usada, ela proporciona ao ambiente uma sensação de amplitude e elegância. Pode ser usada arrastando no piso uma média de 1, 2 ,3 ou 4 centímetros, conforme a sua preferência.

Agora, se você não pretende coloca-la até o teto, faça a medição entre 15 a 20 centímetros acima da janela, ou meça a distância entre a janela e o teto e instale a cortina no meio. Por exemplo, se o espaço entre o topo da janela e o teto for de 80 centímetros, a cortina deve ser colocada 40 cm acima da janela.

Como usar almofadas no sofá da sala

Dê vida nova a sua sala com almofadas!!! É isso mesmo, elas que são acessórios tão simples podem dar um up no visual da sua sala, basta trocar as capas e você terá uma decoração totalmente nova.

Primeiramente vamos pensar nas cores, depois nos tamanhos das nossas queridinhas almofadas. Você pode optar por usar tom sobre tom. Por exemplo, em um sofá de cor azul, escolher almofadas com figuras e estampas em tons de azul mais claro ou mais escuro.

Por outro lado, optar por cores que sejam do mesmo tom do sofá pode ficar com um visual mais pesado.

Você é livre para usar estampas diferentes, desde que opte por usar as mesmas cores. Além disso, existe a possibilidade de misturar as almofadas lisas com as estampas, principalmente se o seu sofá for de tom neutro.

Transparência e espelhos na sala

As transparências e espelhos são as últimas dicas de decoração para sala deste artigo.

Se desejar dar um toque de leveza ao seu ambiente, aposte em acessórios transparentes, como mesas de centro, porta retratos, vasos de flores, entre outros.

Os espelhos também são ótimos, já que são acessórios bem modernos que trazem ao ambiente uma sensação de amplitude. Esses acessórios podem ser colocados em cima dos aparadores ou em uma parede que você quer que passe despercebida, eles têm esse poder.7 Dicas para ter sucesso com decoração de ambientes pequenos

Finalizando…

Enfim, a decoração da sala é uma tarefa simples, mas que precisa ser cuidadosamente planejada, pois o segredo esta em acertar no tamanho dos móveis, em cores harmoniosas e no lugar certinho para cada item, pois certamente a diferença se faz nos detalhes.

Portanto, lhe desejo sucesso em suas escolhas e não deixe de compartilhar este artigo com suas amigas que também precisam aprender estas dicas de decoração para sala. 

Recomendados Para Você: