Viver Sem Vergonha
empreendedorismo

Empreendedorismo: uma maneira de ser mais feliz?

O empreendedorismo é algo apaixonante sim, no entanto, é também um caminho cheio de incertezas, cheio de riscos e curvas. Quero compartilhar com vocês um pouco do que credito ser importante para viver uma vida empreendedora.

Todo ser humano nasce com um desejo de realizar grandes coisas, contudo, no decorrer da vida, algumas pessoas vão se rendendo à segurança, e é comum deixarem de lado seus sonhos em nome da tão falada estabilidade.

Entretanto, esta estabilidade pode ser apenas ilusória, pois nenhum emprego possui garantias de que será compensativo por toda a vida. Afinal, a economia sempre muda e com o avanço tecnológico estas mudanças são cada vez mais rápidas. Empregos deixam de existir todos os anos e é possível dizer hoje em dia, que ter um emprego não é garantia de estabilidade mais.

Empreendedorismo e o perfil do empreendedor

empreendedorismoNo caso do empreendedor, ele também gosta da estabilidade, ele também aprecia a segurança, mas é apaixonado por criar coisas novas, por vencer desafios e realizar os seus sonhos.

O empreendedor também tem medo, mas também possui coragem, e graças a isso consegue superar o medo e seguir em frente.

O empreendedor não é alguém que corre riscos desnecessários. Como já foi dito anteriormente, ele também gosta da segurança e da estabilidade, mas sua atividade é sempre arriscada. O que ele faz então?

Sua estratégia é correr riscos de forma calculada. E como ele faz isso? O empreendedor faz isso com planejamento, com avaliações sobre as oportunidades que pretende explorar, com ferramentas capazes de oferecer dados sobre os riscos de mercado, etc.

O empreendedor não é uma pessoa irresponsável que sai por aí correndo riscos desnecessários. Se agir assim, dificilmente conseguirá levar o seu negócio ao sucesso.  

Saber correr riscos de forma calculada é uma habilidade que todos que desejam abrir e manter um negócio precisam aprender.

É importante entender que ninguém nasce pronto para empreender. Muitas das habilidades do empreendedor são desenvolvidas ao longo do tempo. É possível dizer que algumas pessoas realmente aprendem a empreender com o passar do tempo.

Por isso, não imagine que o empreendedor é apenas o ser iluminado que foi agraciado com características impossíveis de serem adquiridas. A maioria das habilidades do empreendedor são obtidas com muito trabalho e dedicação.

Empreender é uma escolha

Apesar de ser apaixonante, o empreendedorismo não é o único caminho para a felicidade. Existem muitos outros caminhos, portanto, você precisa escolher qual irá seguir. Se optar pelo empreendedorismo, precisará lidar com as vantagens e desvantagens que ele oferece.

É claro que ser empreendedor é muito gratificante, mas se você optar por esse caminho, saiba que precisará trabalhar muito e enfrentar muitos desafios. É sempre importante lembrar que o empreendedor é quem controla a sua vida, faz os seus horários, e é o responsável pelos seus resultados, sejam eles bons ou ruins.

O empreendedor goza de uma liberdade cativante, e é essa liberdade que o motiva a enfrentar e vencer todos os desafios que se interpõe no seu caminho.

Se você sonha em se tornar um empreendedor, saiba que precisa primeiro avaliar se realmente tem disposição para enfrentar todos os desafios que essa decisão acarretará na sua vida. Mas não deixe o medo dominar você, se isso acontecer, vai perder a chance de conquistar os seus sonhos.

Os primeiros passos podem ser bem difíceis, até mesmo dolorosos, no entanto, você precisa manter o foco, e ser perseverante. A jornada empreendedora é dura, mas é muito recompensadora para aqueles que são perseverantes, que acreditam e amam aquilo que fazem.

Finalizando:

É com muita alegria que escrevemos este artigo, pois nós queremos ajudar você a realizar o seu sonho de se tornar um empreendedor de sucesso. Aqui no blog você encontra uma grande quantidade de artigos sobre empreendedorismo, negócios e franquias. Estes artigo poderão ajudar você a melhorar e crescer como empreendedor.

Nós nos esforçamos para oferecer sempre as melhores informações sobre o mundo do empreendedorismo. Navegue pelas nossas páginas e aproveite tudo o que publicamos especialmente para ajudar pessoas vencedoras como você.

Não deixe de compartilhar este artigo com outros amigos que também querem ter uma vida empreendedora, você poderá ajudar muita gente a encontrar um caminho cheio de aventuras e desafios.