Enjoo na gravidez: como aliviar esse incômodo

O enjoo na gravidez é um desconforto muito comum que afeta aproximadamente 70% das mulheres no primeiro trimestre de gestação.

Infelizmente não existem receitas que sirvam para todas as mulheres, na verdade, algo que funciona muito bem para uma pode ser absolutamente ineficaz para outra. Entretanto, algumas dicas simples podem ajudar a aliviar um pouco os enjoos durante a gravidez.

Por isso, não deixe de ler todo este artigo e aproveitar as dicas que podem funcionar para você.

O que causa o enjoo na gravidez

Alguns fatores podem provocar o enjoo na gravidez. Algumas teorias defendem que os enjoos surgem por causa do aumento dos hormônios durante o primeiro trimestre de gestação.

dicas para se livrar do enjoo na gravidezDurante a gravidez a produção de progesterona aumenta 15 vezes, é claro que esse aumento enorme provocará alguns desconfortos, sendo os enjoos um deles.

A progesterona tem um efeito curioso sobre o estômago da mulher grávida.

Esse hormônio faz o estômago ficar mais preguiçoso, o trato gastrointestinal fica lento, e o alimento demora bem mais para chegar ao intestino, o que acaba provocando enjoos e vômitos.

Alguns estudos defendem que quanto mais altos os níveis de um hormônio chamado gonadotropina coriônicas (hcg), mais os enjoos podem incomodar.

Algumas mulheres possuem altos níveis desse hormônio, contudo, não dá para afirmar que duas mulheres com os mesmos níveis de hcg terão os mesmos sintomas, isso porque cada organismo é diferente, portanto, não existe nada comprovado, na verdade o que existe são apenas especulações.

8 Dicas práticas para aliviar o enjoo na gravidez

Normalmente os enjoos incomodam mais pela manhã, mas isso não quer dizer que não possam aparecer à tarde ou mesmo à noite.

Muitas mamães conseguem dar um jeito nos enjoos sem precisar de medicamentos, e são muito raros os casos em que os enjoos resultem em perda de peso ou desidratação. Mas é sempre bom tomar cuidado, portanto, caso você esteja perdendo peso, é melhor procurar orientação médica.

Apesar de não existir uma receita que possa acabar com os enjoos durante a gravidez, é possível seguir algumas dicas que podem ajudar a aliviá-los. Veja abaixo as dicas que preparamos para você.

1 – Coma algumas bolachas antes de se levantar:

Como já foi mencionado, os enjoos costumam ser piores pela manhã, isso porque o organismo ficou muito tempo sem receber qualquer alimento. Uma maneira de evitá-los é deixar algumas bolachas água e sal perto da cama. Ao acordar, coma algumas bolachas antes de se levantar. Durante o dia, coma biscoitos, comidas ricas em carboidratos e muitas frutas.

2 – Evite comer muito:

A segunda dica de como evitar enjoos na gravidez é evitar comer muito. É melhor se alimentar pouco de duas em duas horas do que comer muito e depois passar muito tempo sem se alimentar. O estômago muito cheio pode provocar muito enjoo, visto que a digestão fica bem mais lenta durante a gestação.

A história de que você precisa comer para dois é uma mentira.

3 – Evite alguns tipos de alimentos:

Fuja dos alimentos muito gordurosos, eles são de difícil digestão e podem fazer você sofrer muito mais com os enjoos. Evite também alimentos condimentados e aqueles ricos em açúcar.

4 – Evite alimentos muitos quentes:

Alimentos muito quentes também podem levar ao aumento dos enjoos. Por outro lado, alimentos gelados, como sorvetes à base de frutas, podem ajudar a diminui-los.

5 – Hidrate-se adequadamente:

É muito importante se hidratar bem, contudo, muita água pode levar ao aumento do enjoo. Mas não deixe de beber água, colocar uma fatia de limão na água antes de beber pode evitar que os enjoos piorem.

Uma boa hidratação é muito importante para que você tenha uma gravidez tranquila.

6 – Utilize o gengibre a seu favor:

Faça uso de gengibre, pode ser bala ou chá. Muitas mulheres dizem que o gengibre é excelente para aliviar os enjoos. Tente, talvez sirva para você também. Mas, lembre-se que o que pode fazer muito bem para algumas talvez não surta efeitos para você.

7 – Não deite após se alimentar:

Deitar logo após as refeições pode aumentar os enjoos, portanto, após se alimentar, espere pelos menos 01 hora, só depois deite. Você pode fazer uma pequena caminhada ou até mesmo conversar com sua família, o importante é não ir direto para a cama.

8 – Previna-se de cheiros muito fortes:

Fuja de odores muito fortes. Isso vale tanto para alimentos quanto para cosméticos e produtos de limpeza. Este é um problema que pode atingir a qualquer um, ainda mais se você estiver grávida.

Conclusão

O enjoo durante a gravidez realmente provoca muitos desconfortos, contudo, são passageiros, começam a desaparecer com a chegada do segundo trimestre de gestação.

É importante que você não deixe de se alimentar por causa dos enjoos. Nos primeiros dias pode parecer que será muito difícil, mas rapidamente você aprenderá a lidar com eles, e tudo ficará muito mais fácil e tranquilo.

Recomendados Para Você:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *