Viver Sem Vergonha
o-enxoval-de-bebê

Enxoval de bebê: 07 dicas para comprar as roupinhas do seu pequenino

Logo que a mamãe descobre que está carregando um pequenino dentro de sua barriga, começa a prestar muita atenção às vitrines infantis e fica tentada a comprar todas aquelas lindezas que parecem perfeitas para o seu bebezinho, afinal é hora de começar a planejar o enxoval de bebê.

Claro que às vezes é muito bom comprar um ou outro artigo para o pequenino, contudo, para sair às compras mais “pesadas”, ou seja, aquelas que realmente têm como objetivo principal montar o enxoval de bebê, o ideal é esperar e fazê-las entre o quarto e o sexto mês de gravidez.

Essa dica é importante, pois nessa etapa a mamãe já sabe o sexo do bebê, e ainda está com aquela animação que lhe ajuda a passar horas em lojas escolhendo as melhores e mais lindas roupinhas para a criança, de forma a montar o enxoval de bebê perfeito.

manual da papinha

Mas ao fazer as compras é importante tomar alguns cuidados, para evitar perda de tempo e dinheiro.

07 dicas para montar o enxoval de bebê

o enxoval de bebêPara ajudar as mamães a montar o enxoval de bebê separamos algumas dicas muito interessantes que podem ser de grande utilidade na hora das compras.

1 – Inicialmente, não compre roupinhas de bebê com zíperes e botões

Hoje as roupinhas de bebê estão cada vez mais cheias de detalhes, mais fashion e bonitinhas, entretanto, para montar o enxoval de bebê a mamãe não deve comprar essas roupinhas que possuem zíperes e botões, visto que eles podem machucar o pequenino.

Essas roupinhas com esses detalhes podem ser usadas, mas somente quando a criança já estiver maiorzinha.

2 – Prefira comprar sapatinhos não estruturados

Existem no mercado lindos modelos de sapatinhos para bebê, entretanto, muitos deles são de sapatinhos estruturados, ou seja, que dificultam os movimentos dos pezinhos da criança. Infelizmente eles não são adequados, pois além de incomodarem o pequenino, ainda atrapalham o crescimento correto do pezinho.

No dia-a-dia deixe a criança apenas com as meias, e em ocasiões especiais utilize sapatinhos de tecido que sejam completamente maleáveis.

3 – Roupinhas para o inverno e para o verão

Se o bebê vai nascer em pleno inverno, prefira comprar roupinhas feitas com plush, moletom, veludo de algodão. Se ele vai nascer no verão, dê preferência às roupinhas de algodão e de linha. Lembre-se que seu filho sentirá calor como uma pessoa normal.

É importante você ficar atento à fase após o parto, pois o seu filho recém nascido ainda estará se adaptando à nova realidade que ele vive.

4 – Não compre muitas peças do tamanho RN

As roupinhas do tamanho RN perdem a utilidade muito rapidamente, portanto, não compre muitas peças desse tamanho. Roupinhas de tamanho P são mais úteis, pois você pode usá-las com as mangas dobradas, e à medida que o bebê for crescendo, ainda poderá utilizá-las por um bom tempinho.

5 – Não é interessante comprar peças feitas com tecidos como jeans e linho

Quanto mais maleáveis e macias as roupinhas, melhor para o bebê. Portanto, roupinhas feitas com tecidos como o jeans e o linho não são adequadas, pois são pouco elásticas e também um pouco duras, e podem até mesmo machucar a pele da criança.

6 – Prepare todo o enxoval, deixe-o prontinho para uso

Para evitar correrias, é importante preparar todo o enxoval de bebê e deixá-lo prontinho para ser usado quando o bebê resolver chegar. Um mês antes da data prevista para o parto, lave todas as roupinhas, mesmo aquelas que vêm embaladas.

Para lavá-las utilize sabão de coco líquido ou neutro, e de forma alguma utilize amaciante. É importante também, no último enxágue, acrescentar à água uma colher de sopa de vinagre, para eliminar qualquer resíduo de sabão. Depois passe todas as peças com ferro a vapor. Toda essa trabalheira é importante para evitar que o bebê sofra com alergias.

7 – Utilize bem os presentes

Os bebês ganham muitos presentinhos, principalmente roupinhas. Se o bebê ganhar uma roupinha que você não goste ou que sabe que não vai usar, não deixe as peças ocupando lugar, ao invés disso troque-as na loja, assim você aproveita os presentes e não fica com coisas supérfluas ocupando lugar no armário.

Aproveite este momentos também para passar para frente as roupinhas que não servem mais no seu bebê, afinal ele crescerá mais rápido que você imagina. Você poderá ajudar muitas outras mães e crianças que não tem condições de comprar um belo enxoval de bebê.

Conclusão

Se você seguir essas dicas ao montar o enxoval do bebê, certamente evitará perda de tempo e dinheiro, e ainda evitará muitos aborrecimentos.

Montar o enxoval do bebê é algo que toda mamãe adora fazer, portanto, aproveite esse momento e monte um lindo enxoval para o seu bebê com toda tranquilidade e carinho.

Compartilhe estas dicas com com suas amigas que também precisam montar um enxoval de bebê, você poderá ajudar outras mamães a escolher bem as peças que precisa comprar.

Recomendados Para Você: