Viver Sem Vergonha
escolher-o-nome-do-bebê-dicas

Escolher o nome do bebê: uma tarefa que os pais devem fazer juntos

Escolher o nome do bebê não é uma tarefa fácil, afinal são tantas as opções e expectativas que fica realmente difícil tomar uma decisão. A escolha do nome do bebê é um momento em que os pais tornam mais explícitas as expectativas com relação ao filho; por exemplo, alguns nomes são escolhidos porque significam força, coragem, delicadeza, etc.

Mas o problema é que nem sempre os pais conseguem entrar em consenso, visto que são pessoas diferentes com expectativas e histórias de vida diferentes. 

Entretanto, é possível escolher o nome do bebê de maneira mais fácil, levando em consideração os gostos e expectativas de cada um, embora seja necessária certa flexibilidade por parte de ambos.

manual da papinha

Além de levar em consideração o gosto de cada um é importante também pensar no futuro da criança, afinal ela será a mais interessada no fim das contas. Por isso, é necessário ter bom senso para que seu bebê não tenha inúmeros apelidos ou para que o nome dele não seja um empecilho na hora da alfabetização ou do convívio com as outras pessoas.

O diálogo é indispensável ao escolher o nome do bebê

escolher o nome do bebê dicasO nome é algo que a pessoa carrega pela vida inteira, portanto, os pais têm uma grande responsabilidade nas mãos.

Essa responsabilidade deve ser compartilhada entre o casal, e a escolha do nome não deve ser uma oportunidade para confrontos, mas sim uma oportunidade para o encontro e o fortalecimento dos laços que unem os dois.

Cada um deve entender que um nome não é apenas um conjunto de letras, ele carrega muitos significados, projeções e sonhos.

Alguns nomes são escolhidos para homenagear uma pessoa da família, outros são escolhidos por causa de questões religiosas, etc. É importante levar em consideração a motivação, os desejos e sonhos de ambos, e então estabelecer um diálogo que favoreça a escolha de um nome que carregue um pouco dos sonhos, desejos e expectativas de cada um.

É claro que será muito difícil escolher um nome que agrade integralmente a ambos, assim, é muito importante que exista flexibilidade e também respeito um pelo outro, de maneira que cada um consiga abrir mão de alguma coisa em prol de um consenso.

Antes de ter um filho o casal tem mais liberdade para viver os seus gostos individuais, mesmo estando casados.

Entretanto, quando chega um bebê, as coisas mudam muito. Um filho exige que o casal tome decisões em conjunto, além disso, os dois precisam abrir mão de alguns gostos individuais em prol do desenvolvimento saudável da criança.

Todas essas mudanças podem ser bastante difíceis se o casal não investir em um diálogo sincero e respeitoso. É claro que ninguém deve se anular, contudo, é necessário que exista flexibilidade, pois será preciso abrir mão de muitas coisas para cuidar do bebê.

Dicas para escolher o nome do bebê

Ao escolher o nome do bebê os pais precisam levar em consideração algumas coisas importantes:

  • Não escolha nomes cujas iniciais formem palavras, por exemplo: Nicéia Aparecida Bastos Oliveira (se você notar, as iniciais do nome formam NABO; nomes assim podem ser alvo de muitas brincadeiras maldosas).
  • Pense no seu filho, não escolha nomes que podem ser alvo de brincadeiras de mau gosto ou que provoquem confusões quando as pessoas tentam pronunciá-lo.
  • Evite nomes que rimem, pois podem ser causa de muitas piadas e brincadeiras que geram apelidos para a vida toda.
  • Evite nomes que apresentem duplo sentido e que não tenham gênero, estes nomes podem causar muita confusão, além dos apelidos da infância estes nomes podem causar muito constrangimento na fase adulta.
  • Evite nomes “estrangeirados” de difícil pronúncia. Muitos pais colocam nomes “estrangeirados” nos filhos apenas porque acham sofisticado, não faça isso, porque é o seu filho que depois sofrerá as consequências. Além da dificuldade de pronunciar o próprio nome a criança poderá ter dificuldade durante o processo de alfabetização.
  • Não defina o nome sem saber o que o nome significa. Você pode consultar na internet o significado do nome antes de tomar qualquer decisão.

Quando o casal for escolher o nome do bebê, pode ser interessante fazer um brainstorming e depois verificar juntos quais nomes agradam aos dois. De qualquer maneira, o importante é não ter pressa e dialogar com calma até alcançar um consenso.

Dicas para escolher o nome do bebê

Com estas dicas você terá mais facilidade para encontrar o nome perfeito para seu bebê. Lembre-se que é importante que os pais escolham juntos o nome do bebê e que o gosto dos pais é importante, mas é necessário ter bom senso na hora de colocar o nome no seu filho.

Compartilhe este artigo com outros pais que também querem aprender a escolher o nome do bebê sem nenhum tipo de dificuldades.

Recomendados Para Você:

Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.