Viver Sem Vergonha
dicas sobre o filtro de barro

Filtro de barro: Principais vantagens e cuidados importantes

O filtro de barro é uma das melhores opções para purificar a água de qualquer residência. Por incrível que pareça, esta tecnologia antiga e simples permanece em alta e ainda é uma das opções mais eficientes do mercado. Confira neste artigo vantagens e cuidados importantes para aproveitar melhor o seu filtro.

É possível dizer que a origem do filtro é brasileira. Mas, tudo aconteceu com a chegada dos imigrantes portugueses e italianos que trouxeram na bagagem as velas para filtrar água que já eram utilizadas na Europa.

No início as velas eram discos de cerâmica porosos instalados em filtros de metal ou pedra. Com o passar do tempo a tecnologia do filtro foi sendo desenvolvida e foi incorporado os vasos cerâmicos brasileiros e as velas tomaram a forma que possuem hoje.

Quando os filtros de barro foram implementados eles transformaram a realidade brasileira. Na época o Brasil contava com uma distribuição de água ineficiente e existiam inúmeras epidemias oriundas da má qualidade da água, o filtro de barro foi um instrumento fundamental para melhorar a água consumida pelo brasileiro e reduzir consideravelmente as epidemias brasileiras.

Quais as principais vantagens do filtro de barro?

dicas sobre o filtro de barroO filtro de barro possui inúmeras vantagens que fazem com que ele seja competitivo mesmo com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias.

Todo mundo espera que um filtro proporcione água de qualidade e em temperatura agradável para ser consumida. Estes benefícios são alcançados com os simples filtros de barro.

Estes benefícios são resultados de suas características simples, mas essenciais para a boa filtragem da água. Uma característica fundamental é a velocidade com que a água passa pelas velas de filtragem. A filtragem lenta é muito eficiente, eliminando assim quase que 100% da sujeira e contaminantes da água.

Os filtros são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo, chegando a um índice de retenção de até 95% destes elementos.

Eles também são capazes de reter até 99% do parasita Criptosporidiose, que é um dos responsáveis por transmitir inúmeras doenças.

Este bom potencial de retenção de poluentes e bactérias é resultado da filtragem por gravidade. Onde a água é depositada em um reservatório superior e é filtrado por gotejamento para um reservatório inferior, bem lentamente.

Ter um filtro que faz todo o processo rapidamente não é vantagem, pois a qualidade do processo de filtragem depende da lentidão com que a água passa pelo filtro.

Além da pureza da água os filtros de barro proporcionam água em uma temperatura agradável para ser consumida. Os bons filtros proporcionam água a uma temperatura inferior à temperatura ambiente em até 5º Celsius.

Para ter a certeza de que você está adquirindo um filtro de barro com as vantagens acima é necessário comprar um produto aprovado pelo Inmetro. Alguns fabricantes chegam a garantir que seus filtros e velas conseguem reter até 99% dos poluentes e bactérias que existam na água.

Quais os principais cuidados com o filtro de barro?

O primeiro cuidado para ter sucesso com seu filtro de barro é na hora da compra. Você deve estar atento se a marca do seu filtro possui o selo do Inmetro que garante a qualidade do produto.

Além do selo do Inmetro é importante estar atento ao tamanho do seu filtro. Existem inúmeras opções no mercado, como filtros menores com uma única vela e até filtros maiores com três ou quatro velas. Caso sua família seja grande é melhor investir em um filtro grande, pois a filtragem é lenta e você deve ter uma boa quantidade de água filtrada para toda a família.

É importante também estar atento à limpeza das velas do seu filtro. Elas devem ser limpas com frequência. Muitas pessoas utilizam sal ou açúcar para lavar as velas, mas isso não é a melhor prática, pois pode entupir os poros das velas.

Para lavar as velas do seu filtro corretamente é necessário apenas uma esponja nova e água corrente. Limpe as velas com cuidado sob a água corrente e não utilize nenhum tipo de produto, apenas a esponja e água.

Além do cuidado com a limpeza, as velas precisam ser trocadas com regularidade. Verifique as informações do fabricante na embalagem, cada fabricante indica um prazo ideal para a substituição das velas, mas é comum que as velas sejam trocadas de 6 em 6 meses.

Velas sujas ou com prazo de troca vencido podem prejudicar a qualidade da filtragem, sendo ineficientes na retenção dos poluentes e bactérias e tornando o processo de filtragem ainda mais lento.

Finalizando

O filtro de barro é uma ótima solução para quem deseja consumir água de qualidade. Ele não fica para trás quando comparado aos novos filtros que são lançados a cada ano.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender mais as vantagens do filtro de barro.

Recomendados Para Você: