Viver Sem Vergonha
hemorroidas-na-gravidez-dicas-para-evitar

Hemorroidas na gravidez: o que fazer para evitar que piore na gestação

Confira neste artigo muitas informações importantes sobre as hemorroidas na gravidez. As hemorroidas são veias que ficam inchadas e doloridas, e são muito comuns durante o período de gestação e mesmo após o parto.

Elas surgem durante a gravidez principalmente por causa da forte pressão que o útero exerce sobre o intestino grosso, o que leva a um represamento das veias na região da bacia. 

Esse efeito pode provocar o surgimento de varizes bastante doloridas, que podem gerar coceira e incômodo na região anal. Em alguns casos estes sintomas podem se agravar e é importante consultar um médico.

Hemorroidas na gravidez e intestino preguiçoso

hemorroidas na gravidez dicas para evitarO intestino preguiçoso pode também levar ao surgimento de hemorroidas. Quando o intestino é muito lento, o resultado é a prisão de ventre.

Nesse caso, as fezes ficam mais duras, e no momento da evacuação (ir ao banheiro), a pessoa precisa fazer muita força, o que pode provocar dor e sangramentos. Portanto, é essencial cuidar muito bem da alimentação durante a gravidez, para evitar que as hemorroidas piorem.

É sempre bom lembrar que cuidar do corpo como um todo é o melhor caminho para prevenir inúmeros problemas de saúde. Boa alimentação, exercícios físicos e hidratação são pilares para uma boa saúde.

O que comer para evitar que as hemorroidas piorem durante a gestação

Para evitar que as hemorroidas piorem na gravidez é importante consumir muitas fibras. Adote uma alimentação rica em frutas com bagaço, verduras e saladas, alimentos integrais e também aveia. Farelo de trigo também é indicado.

Outra coisa que você precisa fazer é beber bastante água; tome no mínimo 02 litros de água por dia (não vale refrigerantes, tem que ser água mesmo).

Para evitar que as hemorroidas piorem durante a gravidez você precisa evitar temperos fortes, e é interessante também diminuir o consumo de proteína animal.

Você deve se esforçar para ter uma digestão adequada, portanto, procure consumir uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas e misturadas com iogurte. Faça isso logo pela manhã e também à noitinha. As sementes de linhaça possuem muitas fibras e mucilagem, e podem ajudar a evitar a prisão de ventre.

Outras dicas interessantes para evitar que as hemorroidas piorem

Exercícios físicos durante a gravidez também podem ajudar a evitar que as hemorroidas piorem, pois uma rotina de exercícios promovem movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais.

Esses movimentos e mudanças hormonais provocam alguns efeitos mecânicos no intestino, e favorecem o peristaltismo (movimento involuntário que empurra o bolo alimentar pelo tubo digestivo). Isso é muito importante para combater a prisão de ventre e para evitar hemorroidas, portanto, não deixe de praticar exercícios físicos mesmo durante a gravidez — só tome cuidado para não fazer exercícios inadequados.

Outra dica interessante e bastante útil é evitar dormir ou descansar com a barriga virada para cima. Essa posição faz com que o útero pressione as veias que ficam dentro da barriga, isso dificulta o retorno do sangue para o coração, então as veias aumentam o volume, o que pode piorar as hemorroidas.

Evite também ficar sentada ou de pé por longos períodos de tempo. Erguer as pernas de vez em quando ajuda a aliviar a veias dilatadas.

Ao evacuar (ir ao banheiro), limpe muito bem a região anal, de preferência com água morna. O uso de papel higiênico, mesmo aqueles bem macios, pode provocar pequenos machucados nas veias, e levar à inflação e provocar dor.

Remédios caseiros para combater as hemorroidas

Se você está sofrendo com hemorroidas na gravidez, é muito importante que procure um médico, contudo, alguns remédios caseiros podem diminuir um pouco o incômodo provocado pelas hemorroidas. Abaixo alguns remédios caseiros que podem ser utilizados:

  • Pegue uma bolsa, encha com água e deixe congelar, então coloque sobre as hemorroidas.
  • Molhe uma faixa com água e leve para o refrigerador e deixe ficar bem frio, depois coloque sobre as hemorroidas.
  • Pegue um pedaço de gaze, coloque sobre ela meia colher (de chá) de mel de abelhas de boa qualidade, coloque sobre as hemorroidas de deixe por um tempo. Ao invés de mel você pode utilizar também pomada de calêndula.

Esses são remédios caseiros que as pessoas utilizam e dizem que funcionam, contudo, eles são apenas paliativos. Se você está sofrendo com o problema, procure um médico o mais breve possível.

Remédios caseiros para combater as hemorroidas

Tenho certeza que estas dicas irão te auxiliar a se livrar dos piores sintomas das hemorroidas na gravidez. Faça um grande esforço para se alimentar bem, fazer exercícios e se hidratar de maneira adequada. As hemorroidas podem ser sim um problema, mas quando você cuida do seu corpo elas passam despercebidas.

Aproveita para compartilhar este artigo com outra amiga que também estão grávidas, você também pode ajudar muitas pessoas.