Viver Sem Vergonha
hidratação para cabelos cacheados dicas

Hidratação para cabelos cacheados: guia definitivo

O cabelo cacheado tende a ser mais seco, principalmente nas pontas, pois as ondas dificultam que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo alcance toda a extensão dos fios e cheguem às pontas. Para evitar que o cabelo resseque muito, vale a pena alternar as lavagens, optar por lavar uma média de três vezes por semana e ter cuidados redobrados com a uma hidratação para cabelos cacheados.

Neste artigo você vai conferir dicas fundamentais para cuidar de seus cabelos, este é realmente um guia definitivo de como hidratar cabelos cacheados. Não deixe de ler este artigo até o fim, você poderá se surpreender com tantas dicas importantes.

Cuidados diários com os cachos

Para saber como fazer uma super hidratação para cabelos cacheados, fique atenta às seguintes dicas:

hidratação para cabelos cacheados dicas1° – Primeiramente faça o possível para lavar seus cabelos sempre em água fria ou morna, assim você evita queda, caspa, perda de brilho e ressecamento.

O ideal é iniciar a lavagem dos cachos com água morna, pois ela vai abrir as cutículas dos fios, e no último enxague utilizar a água fria para auxiliar no fechamento das mesmas.

2° – Ao lavar os cabelos se esforce para usar os produtos (shampoo e condicionador) sempre da mesma marca, pois eles possuem os mesmos componentes químicos que podem funcionar melhor juntos.

3° – Atenção na escolha dos shampoos. A sugestão dos especialistas é tentar optar por produtos que não contenham sal, pois esse componente pode danificar os cachos, limpando em excesso o couro cabeludo. O cabelo precisa de um pouco da sua oleosidade natural para se manter hidratado.

A recomendação para você que lava os cabelos diariamente, ou com espaçamento bem reduzido, é de tentar evitar o uso constante dos produtos que contenham sal.

Não quer dizer que os produtos sem sal serão necessariamente bons para os seus fios. Algumas marcas também podem causar uma sensação de ressecamento, por isso é importante avaliar cuidadosamente os resultados do produto no cabelo.

4° – Você sabe como manter os seus cachos arrumados depois de uma noite de sono? Pois a sugestão é bem simples, basta utilizar uma fronha de cetim ou seda, esse tecido favorece a diminuição do frizz e não retira tanto a umidade dos cabelos como os outros tecidos fazem.

5° – Para redefinir os cachos no momento de acordar também é bem simples, basta borrifar um pouco de água misturada a um leave-in e amassá-los.

6° – Outra dica para prevenir o frizz é evitar secar os cabelos com toalhas. Dê preferência aos tecidos de algodão, nesse caso pode-se utilizar até mesmo uma camisa que não está sendo mais usada.

Nem sempre é possível ir ao salão uma vez na semana para hidratar os cachos, por isso saiba como fazer a sua própria hidratação. Confira como hidratar, nutrir e reconstruir os seus cachos em casa.

Sugestões de hidratação para cabelos cacheados

Vou falar do cronograma capilar. Esse método de hidratação para cabelos cacheados é baseado em cuidados diários, mas em um período prolongado que objetiva hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Ao adotar esse sistema de cuidados deve-se organizar de fato um cronograma, onde você irá definir, conforme a sua disponibilidade, os melhores dias da semana para as práticas. Lembrando que o intervalo entre um cuidado e outro deve ser de no mínimo dois dias.

1) Hidratação para cabelos cacheados

A primeira etapa é a hidratação. Você vai escolher uma máscara de tratamento com a qual se identifica e logo após lavar os cabelos com shampoo, aplique em toda extensão dos fios e deixe agir por uma média de 30 minutos.

Se desejar potencializar o efeito do produto, você pode usar uma toalha quente ou uma toca térmica, daquelas de alumínio. Pode também usar ampolas de vitaminas A, B, E. Coloque-as apenas na quantidade de creme que for utilizar.

2) Nutrição para cabelos cacheados

Em seguida, na segunda etapa, devemos investir na nutrição para hidratar os cabelos cacheados com óleos vegetais.

Algumas receitas caseiras utilizadas e muito eficientes são o abacate e a babosa, ambos usados separadamente. Vale ressaltar que a babosa é mais difícil de retirar do cabelo.

Óleos como o de Rícino (extraído da mamona), Óleo de Coco extra virgem, Óleo de Argam, Azeite de Oliva extra virgem, Óleo de Amêndoas, entre outros, podem ser de grande ajuda.

Com esses óleos você fará a famosa Umectação Capilar, que se resume em dividir os cabelos em mechas, depois passar o óleo na extensão dos fios e deixar agir por 60 minutos, ou deixá-lo no cabelo durante todo o dia, em seguida lavar os cabelos normalmente.

3) Reconstrução para cabelos cacheados

Na terceira e última etapa será feita a reconstrução dos fios. Esse processo deve ser feito com espaçamento maior. Se você está com os cabelos bastante danificados, aplique o produto de quinze em quinze dias. Ao contrário, se você quiser utilizar só como manutenção, faça apenas uma vez a cada trinta dias.

A Queratina líquida é muito utilizada para essa etapa de reconstrução capilar, pois quando usada corretamente promove uma reparação profunda dos cachos, fazendo com que fiquem mais fortes e com mais brilho.

Para aplicar a Queratina basta separar os cabelos em mechas, depois passar o produto mecha por mecha e deixar agir por 10 minutos. Em seguida aplique nas mechas uma máscara de tratamento de sua preferência e deixe agir por mais 30 minutos. Enxague bem em água fria.

Vou mostrar a você um exemplo de cronograma capilar, no entanto, ele deve ser adequado a sua rotina diária e necessidades dos seus cabelos. Lembre-se de espaçar os períodos de reconstrução à medida que o seu cabelo for mostrando resultados.

Cronograma capilar

Finalizando…

Então, bem sabemos que o resultado de cabelos bem cuidados e hidratados é uma maior definição dos cachos, consequentemente, maior segurança e liberdade de deixá-los livres. Mas é muito importante que você não descuide desses detalhes.

Aproveite para compartilhar este artigo com suas amigas que querem ter cabelos cacheados cada vez mais lindos! 

Recomendados Para Você: