Lavagem de carro a seco: Confira tudo que você precisa

A lavagem de carro a seco tem conquistado o seu espaço no mercado brasileiro. Hoje em dia existem inúmeras empresas especializadas neste tipo de serviço. Mas, você pode fazer também em sua casa, desde que tenha os produtos adequados e aprenda como fazer corretamente.

Também chamada de lavagem ecológica este tipo de limpeza ganhou muito espaço devido ao seu baixo consumo de água. Apesar do nome carregar o termo seco, não é completamente a seco, mas a redução do consumo de água é reduzida drasticamente.

Em uma lavagem convencional o consumo médio é de 300 litros de água, já com o sistema de lavagem de carro a seco é possível realizar toda a limpeza do veículo com cerca de 0,5 a 2 litros de água.

A quantidade de água é quase que insignificante quando comparada à lavagem convencional. Isso é possível com o uso de produtos alternativos e também com uma técnica adequada.

Conheça mais detalhes da lavagem ecológica a seguir.

Passo a passo da lavagem de carro a seco

dicas e cuidados da lavagem de carro a secoComo falado anteriormente é necessário ter em mãos os produtos corretos e também colocar em prática as técnicas adequadas para não correr o risco de danificar seu veículo.

Uma lavagem a seco feita de maneira equivocada pode provocar pequenos arranhões em seu carro, por isso, tome cuidado ao realiza-la em sua casa.

Antes de começar a lavagem do seu carro é importante que ele esteja posicionado na sombra e também esteja frio, ou seja, você não deverá lavá-lo com as peças quentes após sua utilização.

1 – Dilua o produto na água:

O primeiro passo é diluir o produto para lavagem a seco na água. Este produto você pode encontrar em diversas lojas especializadas em assessórios de veículos, existem inúmeras marcas e opções no mercado.

A concentração do produto na água dependerá de duas coisas, a primeira delas da marca do produto e a segunda da sujeira do seu veículo. Cada produto possui uma indicação de utilização.

É comum adotar as seguintes concentrações:

  • Sujeira pesada – 1:10;
  • Sujeira leve – 1:30;
  • Manutenção – 1:50.

Ou seja, caso seu carro esteja como uma sujeira pesada para cada 1 litro de água você deverá adicionar 100 ml do produto que você comprou para lavagem de carro a seco.

2 – Limpe o veículo por partes:

O segundo passo é limpar o veículo por pequenas partes. Por exemplo, você poderá dividir o capô do seu carro em três áreas de limpeza, assim você não corre o risco de o produto secar enquanto você está limpando outra parte do veículo.

Você deverá aspergir o produto diluído em água sobre uma pequena área e com um pano de microfibras retirar toda a sujeira. Em seguida, você deve passar um pano seco para dar acabamento final à limpeza realizada.

3 – Limpe o restante do seu veículo com produto convencionais:

Após a limpeza de toda lataria de seu veículo você pode realizar a limpeza dos vidros e rodas com produtos específicos para este fim. Assim, você terá seu veículo limpo rapidamente gastando uma quantidade mínima de água.

Cuidados importantes durante a lavagem a seco

A lavagem a seco deve ser feita com critério para que não prejudique seu carro. Por exemplo, em carros sujos com barro é indicado uma limpeza com ducha de água para retirada do excesso de sujeira.

Outro cuidado importante é quanto à limpeza dos panos utilizados na lavagem de seu veículo, à medida que o pano utilizado estiver sujo é importante que você o lave em água limpa. Esfregue bem o pano para que o mesmo não contenha sujeira e prejudique a limpeza de seu veículo.

Cuidado ao aspergir o produto em áreas muito grandes em seu veículo, você terá problemas em limpar grandes superfícies antes do produto secar. Caso isso ocorra você estará desperdiçando seu produto.

Por fim é importante que você tenha em mãos todos os equipamentos para não ter problemas com a lavagem de carro a seco. Confira os principais produtos e equipamentos necessários:

  • Produto de lavagem a seco;
  • Borrifador de água;
  • Panos de microfibra;
  • Pincel de cerdas macias.

Vantagens e desvantagens da lavagem ecológica

A principal vantagem da lavagem de carro a seco é a economia de água. Além disso, você também não precisará de um local específico para lavar seu carro, você poderá lavá-lo em sua garagem sem causar nenhum constrangimento aos vizinhos.

Você também garante uma limpeza perfeita da lataria de seu veículo. A relação do custo benefício da lavagem a seco também é superior à lavagem convencional.

Mas, nem tudo é perfeito. Quanto a lavagem a seco é utilizada incorretamente pode danificar a pintura do veículo. Outra desvantagem é que esta tipo de limpeza não e indicada para veículos que estejam muito sujos de barro.

Finalizando

Como pode ver, a lavagem ecológica é simples e prática. Não exigirá de você equipamentos sofisticados, apenas um borrifador e panos de microfibra. Além disso, você poderá fazer tudo do conforto de sua própria garagem. Adotando a lavagem a seco você poderá manter seu carro limpo sem gastar muita água.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender mais sobre a lavagem de carro a seco.

Recomendados Para Você:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *