Viver Sem Vergonha
limpeza de pele

Limpeza de pele: cuidados diários

A limpeza de pele pode ser um tratamento realizado na clínica de estética ou por profissionais especializados, como esteticistas ou fisioterapeutas com formação específica. Também é possível fazer a limpeza de pele diretamente de sua casa, mas é claro que tudo deve ser feito com muito cuidado e atenção.

Com a limpeza de pele é possível remover cravos, milium (pequenos cistos brancos ou amarelados que se formam na pele).

A limpeza de pele pode evitar que se acumule impurezas nos poros, pode prevenir espinhas e remover os cravinhos. Mas para manter a pele saudável e bonita, a limpeza de pele pode ser feita em casa com cuidados diários.

Com a orientação de um profissional sobre quais os produtos adequados para o seu tipo de pele, deve-se criar o hábito de limpar a pele todos os dias, ao menos duas vezes, pela manhã e à noite.

Esses cuidados com a pele vão proporcionar um maior equilíbrio a ela, trazer um aspecto mais saudável e mais beleza para a pele do rosto. Cuidar com carinho da sua pele poderá evitar também um envelhecimento precoce ou até mesmo o surgimento de manchas, para isso a melhor arma é um bom protetor solar.

Como deve ser a limpeza de pele diária

limpeza de pelePara aplicar os produtos, deve-se realizar movimentos circulares de dentro para fora.

1° – O primeiro passo é realizar a limpeza da pele para remover os resíduos acumulados na cútis.

Esse processo pode ser feito com sabonetes ou emulsões de limpeza. Não se deve usar sabonetes que não são indicados para a área do rosto.

Procure um sabonete que combine com o seu tipo de pele. Algumas pessoas possuem uma pele mais oleosa e outras uma pele mais seca.

Caso esteja com maquiagem, é importante que você use demaquilante antes de qualquer produto.

2° – A esfoliação é o segundo momento da limpeza de pele diária.

Com ela é possível retirar os excessos depositados na pele, como células mortas e sebo. A pele pode ficar com aspecto mais claro, além disso, a esfoliação abre um espaço para melhor absorção dos outros produtos.

3° – O próximo passo é a tonificação que tem a função de limpar a pele com maior profundidade e proporcionar mais equilíbrio a ela. A recomendação aqui é utilizar um tônico sem álcool.

4° – O quarto passo é a hidratação, que deve ser feita com um produto ideal para o seu tipo de pele. A hidratação proporciona à pele uma aparência mais bonita, macia e com maior elasticidade.

5° – Por fim, deve-se usar o protetor solar que tem a função de preservar a pele de queimaduras solares, e evitar o envelhecimento precoce por exposição aos raios solares. O protetor deve ser passado ao menos 3 vezes ao dia.

Existem inúmeros produtos disponíveis no mercado para a limpeza de pele, você pode utilizar o produto que combine melhor com sua pele e que tenha um preço adequado à sua realidade.

Consultar um especialista a respeito dos produtos mais indicados para você também é uma boa opção. Visite um dermatologista com certa frequência, ele poderá te auxiliar a identificar os melhores produtos de limpeza de pele que são compatíveis com sua pele.

Como identificar qual o meu tipo de pele?

É claro que para escolher os produtos adequados para a sua pele, vale a pena procurar orientações de um profissional. No entanto, com a observação das características da sua pele, é possível identificar qual o seu tipo.

  • Pele normal é uma pele bem rara, sendo mais frequente em bebês e crianças. Esse tipo de pele apresenta uma aparência bem uniforme, geralmente não possui manchas, nem espinhas. Produz pouca gordura e os poros praticamente não são visíveis.
  • Pele seca possui um aspecto mais opaco, sem brilho e os poros não são visíveis. As condições ambientais, bem como exposição ao sol, vento ou banhos muito quentes, e falta de proteção solar, podem proporcionar essa condição à pele ou agravar características já existentes. Devido a pouca elasticidade da pele, ela está mais propensa à aparição de rugas e descamação em regiões mais secas.
  • Pele oleosa é um tipo de pele que apresenta um aspecto mais gorduroso e brilhante, devido à oleosidade que produz maior quantidade de sebo que fica armazenado nos poros dilatados. Essa é uma pele que tem uma propensão a desenvolver cravos e espinhas, no entanto, é uma pele que tem a possibilidade de aparecimento de linhas e rugas reduzida.
  • Pele mista é uma pele que se mistura o aspecto oleoso na zona T (testa, nariz e queixo) e geralmente tem uma textura seca nas bochechas e ao redor dos olhos. Nas regiões onde é oleosa, apresenta todas as características de uma pele oleosa, e precisa de cuidados diferenciados em relação às áreas secas.

Últimas palavras

Como pode ver, não existe complicação para fazer uma boa limpeza de pele. Caso você tenha condições não deixe de procurar um especialista, você terá ótimos resultados ao longo do tempo.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.