Limpeza de pele profunda: dicas importantes

A limpeza de pele profunda consiste em um processo de remoção de impurezas e cravos. Esse cuidado com a pele pode contribuir para a renovação das células, uma vez que a limpeza remove as células mortas.

Quando se tem esse cuidado regularmente, pode-se prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Quando devo fazer a limpeza de pele profunda?

Limpar a pele deve ser um hábito diário, um gesto a ser realizado pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Essa limpeza deve ser feita sempre usando produtos ideais para o seu tipo de pele. O objetivo é retirar maquiagem e os resíduos que se acumulam.

dicas como fazer limpeza de pele profundaJá a limpeza de pele profunda é um processo que requer mais cuidados. Nesse caso, as orientações de profissionais são muito bem vindas, pois eles possuem aparelhos e produtos adequados para cada tipo de pele, recursos que podem minimizar a dor no momento da extração dos cravos e evitar que as extrações causem inflamações e manchas.

Cada tipo de pele requer um tipo específico de cuidado, por isso, a limpeza de pele profunda pode ser feita com intervalos de dois a três meses para pessoas de peles normais e secas. Já as pessoas que possuem a pele muito oleosa, ou têm a pele mista, com mais oleosidade na zona T, essas podem fazer a limpeza profunda em intervalos menores de até 30 dias, caso considerem necessário.

Posso fazer esse tipo de limpeza em casa?

É claro que para a limpeza de pele profunda existem as exceções. Pessoas que possuem um grau muito elevado de espinhas, devem procurar orientações de profissionais.

Quem está habituado a realizar limpezas com profissionais e/ou não percebe nenhuma sensibilidade excessiva na pele, tem essa liberdade de fazer essa experiência em casa e depois nos contar como foram os resultados.

Passo a passo para fazer a limpeza de pele em casa:

Existe no mercado uma variedade de produtos disponíveis especificamente para cuidados com a pele, que podem lhe auxiliar nesse processo de limpeza.

1° passo – Limpar a pele:

Limpar a pele com o auxílio de um sabonete neutro para remover resíduos de maquiagem ou impurezas que estejam sobre a pele, depois lave bem o rosto.

2° passo – Esfoliar o rosto:

O segundo passo é esfoliar o rosto. Esse procedimento contribui para a retirada das sujeiras que se acumulam na pele diariamente e também das células mortas.

A esfoliação pode ser feita até duas vezes na semana. Existem produtos industrializados próprios para a esfoliação e há também as receitinhas caseiras que também dão um bom resultado. Essas receitas são muito simples, com ingredientes que certamente você possui em casa. Veja 3 exemplos:

  • 1 colher (sopa) de açúcar de grão fino + 2 colheres de (sopa) de água
  • 1 colher de (sopa) de aveia em flocos finos + 2 colheres de (sopa) de água
  • 1 colher de (sopa) de mel + 1 colher de (sopa) de açúcar

O preparo é bem fácil, basta misturar os ingredientes escolhidos, depois passar no rosto cuidadosamente em movimentos circulares, de dentro para fora. Lembre-se de não passar na área dos olhos.

3° passo – Aplicação de tônico:

Depois de esfoliar a pele é importante aplicar um tônico, pois ele favorece o reequilíbrio dos níveis de pH da pele, que podem ter sofrido alterações devido à limpeza.

4° passo – Aplicação de cremes emolientes:

Para facilitar a remoção dos cravos existem cremes emolientes para o rosto, de marcas como Vita Derme, Adcos, entre outras. Esses cremes podem fazer com que a pele fique mais macia.

Para auxiliar na abertura dos poros, aqueça um pouco de água e coloque o rosto sobre a vasilha por uma média de 5 a 10 minutos. Para que o resultado seja mais efetivo, você pode colocar uma toalha sobre a cabeça de forma a evitar que o vapor da água se espalhe.

5° passo – Retirada de cravos:

Para extrair os cravos é necessário usar os dedos polegares, no entanto, é importante que eles estejam protegidos com gazes ou algodões, para evitar que a pele seja machucada pelas unhas.

6° passo – Aplicação de máscara:

O último passo da sua limpeza de pele profunda é a aplicação de uma máscara logo após a extração dos cravinhos. Utilize uma máscara calmante sobre o rosto e finalize com um protetor solar.

Considerações finais

A limpeza de pele profunda pode proporcionar um aspecto mais saudável e bonito à pele, além disso, ela fica visivelmente mais clara.

No entanto, no período em que se realiza a limpeza, deve-se tomar alguns cuidados e evitar a exposição ao sol. Deve-se usar muito protetor solar e não utilizar produtos que contenham ácido em sua composição. Evite protetores solares oleosos, existem os protetores próprios para o rosto que não irão prejudicar a limpeza de pele que você acabou de fazer.

Compartilhe este artigo com suas amigas e amigos que também querem aprender como fazer uma limpeza de pele profunda em casa.

Recomendados Para Você: