Viver Sem Vergonha
manchas-na-pele-durante-a-gravidez-dicas1

Manchas na pele durante a gravidez: o que fazer para evitar

Após o terceiro trimestre de gravidez é comum surgirem manchas escuras na pele. As manchas na pele durante a gravidez surgem com mais frequência no rosto, nos braços, nos seios e no abdômen. As manchas mais comuns que aparecem são chamadas de melasmas, elas são amarronzadas, e surgem principalmente por causa da grande quantidade de hormônios que está circulando no corpo da mulher.

Essa grande quantidade de hormônios estimula a formação de camadas de melanina na pele da futura mamãe, levando ao surgimento de manchas escuras.

Manchas na pele na gravidez: como evitar

manchas na pele durante a gravidez dicasAs manchas costumam desaparecer alguns meses após o parto, entretanto, para a maioria das mamães, ficar com a pele manchada é algo que incomoda muito.

Mas é possível fazer algumas coisinhas simples para evitar que as manchas na pele durante a gravidez se tornem fonte de grandes incômodos e preocupações.

Dicas para evitar as manchas na pele durante a gravidez

O uso de protetor solar é sempre importante, no caso da gestante, o protetor solar se torna algo obrigatório. O sol é um grande vilão quando se trata de provocar manchas na pele, portanto, não facilite, use protetor solar sempre — mas tome cuidado, não use qualquer protetor solar.

Cada mulher tem um tipo diferente de pele, portanto, é sempre bom consultar um especialista para saber qual o protetor solar mais indicado para a sua pele.

Outra coisa que pode ajudar a evitar as manchas na pele durante a gravidez, principalmente aquelas que aparecem no rosto, é o uso de chapéus. Usar chapéu, mesmo nos dias sem sol, é importante para evitar que os raios UVA e UVB penetrem na pele e estimulem a produção de melanina.

Algumas pessoas costumam utilizar clareadores para tirar as manchas da pele. No caso da gestante e da mulher que está amamentando, é importante tomar muito cuidado, pois alguns produtos possuem ácido retinóico e glicólico, e são totalmente contra indicados para o uso durante a gravidez e amamentação.

Evitar banhos muito quentes e o uso excessivo de sabonetes também ajuda no combate às manchas na pele durante a gravidez. Realizar atividades físicas também pode contribuir para a boa aparência da pele. A atividade física não remove as manchas, mas pode ajudar a evitar o surgimento de estrias, um problema que também pode causar marcas indesejadas na pele.

Cuidados com as manchas na pele

Apesar das manchas na pele serem comuns durante a gravidez, é importante que você fique atenta, para evitar complicações futuras. É importante que você observe o seguinte:

  1. As manchas mudam de tamanho?
  2. Elas têm desenho irregular e estranho?
  3. Elas mudam de cor frequentemente?
  4. As manchas são grandes, ou seja, maiores que 07 mm?
  5. Elas inflamam e são doloridas quando tocadas?
  6. As manchas sangram ou descamam?

Se você perceber que as manchas na sua pele apresentam alguma das características descritas acima, é importante que você procure um dermatologista o mais rápido possível.

Soluções caseiras para combater as manchas na pele durante a gravidez

Se você já observou as manchas na sua pele, e constatou que elas não apresentam nenhuma das características perigosas citadas acima, então suas manchas realmente podem ser efeitos das mudanças provocadas pela gravidez.

Mas de qualquer maneira, é sempre bom procurar a opinião de um especialista. Entretanto, você pode tentar algumas soluções caseiras para minimizar um pouco o problema. Abaixo apresentamos 03 receitas caseiras que podem ajudar você a deixar a sua pele mais bonita.

1 – Como fazer peeling natural

É muito fácil fazer um peeling natural. Basta você misturar germe de trigo com uma colher de chá de mel e aplicar sobre a pele. O mel de abelha é muito rico em proteínas, vitaminas e também sais minerais. Quando aplicado sobre a pele, ele remove impurezas e também a alimenta. O germe de trigo tem ação esfoliante, porém promove uma esfoliação suave, que não causa irritação, além disso, ele é uma boa fonte de vitaminas importantes para a pele.

2 – Receita para tirar manchas da pele do rosto

Você vai precisar de 01 copo de iogurte desnatado e sem sabor; 01 colher de sopa de aveia em pó; 01 colher de sopa de polpa de mamão papaia (você deve passar a polpa na peneira); folhas frescas de alecrim.

Para preparar junte a aveia em pó, a polpa de mamão e o iogurte. Misture bem. Depois aplique uma boa camada sobre o seu rosto e cubra com as folhas de alecrim. Em seguida deite com os pés levantados, de forma que eles fiquem um pouco acima do nível da cabeça. Repouse por 20 minutos. Após esse período, você deve retirar a máscara e lavar com água fria, enxague bem. Depois seque o rosto com cuidado.

Para potencializar o efeito, aplique sobre o rosto e o pescoço uma boa camada de hidratante, que deve ser sempre próprio para o seu tipo de pele.

3 – Máscara para rejuvenescer a pele

Se você não se sente incomodada com o cheiro de ovo, pode utilizar a clara do ovo como máscara rejuvenescedora. Basta batê-la em neve e aplicar sobre a pele do rosto. A albumina tem efeito cicatrizante e tensor, e produz bons resultados.

Conclusão

As manchas na pele durante a gravidez é um problema que incomoda bastante as gestantes, contudo, tomando alguns cuidados simples é possível reduzir os efeitos e continuar com uma pele bonita.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também estão grávidas, estas dicas podem ajudar muitas outras pessoas.

Recomendados Para Você: