Viver Sem Vergonha
marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: o que é e por que ele é tão eficaz

Aqui no blog eu já falei por que você precisa levar o seu negócio para a internet. Também já falei em como utilizar o poder da internet para vender mais. Agora eu vou falar sobre o marketing de conteúdo, uma excelente estratégia que pode mudar os rumos do seu negócio

Hoje em dia, é fundamental estar presente na internet. Existem grandes negócios que nunca existiriam sem a existência da internet, e negócios que se transformaram após o desenvolvimento da internet. 

É impossível negligenciar a importância de estar conectado, visto que os novos clientes estarão cada vez mais conectados à internet. Muitas pessoas já preferem adquirir bons produtos online do que ir em uma loja física para escolher o que existe lá.

A internet também proporcionou uma grande mudança nas estratégias de marketing. Ações que eram consideradas muito eficientes antigamente já não são mais e estão sendo substituídas por estratégias mais eficazes e condizentes com as exigências do mercado atual.

O que é o marketing de conteúdo?

marketing de conteúdoO marketing de conteúdo é uma maneira extremamente eficaz de vender produtos e/ou serviços para um determinado público-alvo.

Esse tipo de marketing consiste em produzir conteúdo de valor e oferecer gratuitamente para uma audiência, seja através de um site, blog, e-mail marketing, mídias sociais, e-books, vídeos.

O marketing de conteúdo tem se mostrado atualmente uma das melhores maneiras de atrair, envolver e conquistar clientes.

O Marketing de conteúdo gera credibilidade

Se você não está muito familiarizado com o conceito de marketing de conteúdo, pode estar pensando: Mas como eu vou conseguir aumentar as minhas vendas e os meus lucros oferecendo conteúdo de graça para as pessoas?

Quando eu comecei no mundo do marketing digital, eu também tinha essa mesma dúvida, porém, à medida que fui ganhando experiência, percebi que oferecer conteúdo relevante e valioso gratuitamente para uma determinada audiência realmente é a melhor maneira de conquistar e fidelizar novos clientes.

O marketing de conteúdo funciona tão bem porque ele gera credibilidade. Mas como isso acontece?

Por exemplo, quando um pequeno empresário cria um blog para a sua empresa, e começa a postar conteúdo interessante e útil com certa regularidade, com o tempo isso vai gerando alguma audiência.

Se o conteúdo que ele oferece for realmente bom, as pessoas começarão a acessar o blog com mais frequência, e passarão a confiar no que ele diz.

Elas se tornam suas seguidoras fiéis, e o empresário ganha um status de autoridade no seu nicho de atuação. Quando isso acontece, fica muito mais fácil promover os produtos ou serviços que ele oferece, afinal, já existe uma audiência que conhece, gosta e confia nele. Isso gerará muito mais vendas, sem ser necessário gastar rios de dinheiro com publicidade.

Como começar a utilizar o marketing de conteúdo para vender mais?

Para começar a utilizar essa excelente estratégia de marketing, você precisa primeiro decidir qual tipo de conteúdo irá produzir, e como o entregará ao seu público-alvo.

Uma boa maneira de entregar conteúdo para o seu público-alvo é através de um blog. O blog permite que você disponibilize conteúdo de qualidade de forma fácil, rápida e barata. Além disso, permite que sua audiência interaja com você, pois as pessoas podem comentar as suas postagens e divulgá-las nas redes sociais.

Cuidados

O marketing de conteúdo é uma estratégia que funciona de forma incrível, desde que você se esforce para entregar sempre o melhor conteúdo para a sua audiência.

As pessoas atualmente estão bastante exigentes, e não aceitam qualquer coisa, portanto, crie conteúdos realmente incríveis, cativantes e transformadores.

Tome muito cuidado para não se render ao seguinte pensamento: Estamos entregando esse conteúdo de graça, portanto, não precisamos caprichar tanto assim, afinal, não estamos vendendo isso.

Esse pensamento é muito perigoso, e pode estragar completamente a sua estratégia de marketing de conteúdo. É por isso que é preciso muita atenção para não cair nessa armadilha.

Caso você caia nesta tentação você poderá criar a impressão de que todos seus outros serviços também serão de má qualidade. Assim, dificilmente sua estratégia de marketing terá um resultado positivo. É importante sempre entregar valor para receber uma boa recompensa de seu público.

Com um conteúdo de alta qualidade as pessoas não terão dificuldades em aceitar sua oferta, pois já tem certeza de que você desenvolve um ótimo trabalho.

Finalizando

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo é hora de colocar a mão na massa e desenvolver uma boa estratégia para conquistar seus clientes.

Lembre-se que este tipo de marketing vai além de apresentar produtos para seus clientes, no lugar de uma propaganda você entrega valor para seu cliente. A compra de seus produtos é feita de uma forma mais natural, o cliente já está interessado em sua empresa por todo valor que já foi entregue antes da oferta de qualquer produto.

Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e amigas, você pode ajudar outras pessoas a conhecerem melhor o marketing de conteúdo.

Recomendados Para Você: