Viver Sem Vergonha
dicas sobre os melhores cachorros para apartamento

Melhores cachorros para apartamento: 7 Dicas essenciais

Ter um cachorro em um apartamento pode ser um grande desafio. Mas, quando você escolhe a raça certa e ainda tem um bom tratamento tudo fica mais simples e fácil. Neste artigo você vai aprender dicas essenciais para escolher os melhores cachorros para apartamento.

Antes de mais nada é importante lembrar que um cachorro não é o mesmo que um brinquedo de luxo. Qualquer animal exige muita responsabilidade de seus donos, como a alimentação, cuidados médios, local adequado para viver e ainda o convívio social.

Por isso, antes mesmo de escolher qual a raça de cachorro ideal para seu apartamento lembre-se das dificuldades e desafios de ter um animal em casa.

É claro que toda a responsabilidade e obrigações não se comparam a alegria de ter um cãozinho de estimação. Mas é sempre válido relembrar este compromisso.

Confira a seguir as dicas sobre os melhores cachorros para apartamento.

Melhores cachorros para apartamento: 7 Dicas!

1 – Leve em consideração o espaço que você tem:

dicas sobre os melhores cachorros para apartamentoTer um cão exigirá de você um certo espaço útil, para que o cachorro tenha uma certa liberdade. Algumas raças exigem pouco espaço, pois são mais tranquilas e passam maior parte do dia descansando. É importante você levar isso em consideração ao escolher um cão. Ter um cachorro que goste de espaço para correr e brincar não é a melhor opção para um apartamento, mesmo que o cachorro se adapte com o tempo.

2 – Escolha um cão que não necessite fazer muitos exercícios:

Uma dica fundamental sobre os melhores cachorros para apartamento é escolher uma raça que não necessite de muitos exercícios físicos.

Algumas raças não precisam nem de uma caminhada diária. Como você não tem espaço em casa evite cães agitados que sempre estão prontos para uma brincadeira e um exercício.

Além disso, é comum que os donos de cães tenham cada vez menos tempo. Logo, um cão que não tenha necessidade de fazer muitos exercícios exigirá menos tempo livre com você.

3 – Escolha um cão que goste de fazer amizades:

Para você ter tranquilidade em continuar recebendo visitas é importante escolher uma raça de cães que tenha facilidade em fazer amizade com pessoas estranhas.

Caso contrário você terá problemas para receber visitantes ou pessoas para fazer manutenção em sua residência.

Cães que fazem amizade com facilidade acabam se tornando uma alegria a mais para os visitantes. Maioria das pessoas se encantam com um cachorro sociável e que recebe bem as visitas.

4 – Lembre-se do quanto a limpeza é importante para você:

A quarta dica sobre os melhores cachorros para apartamento é levar em consideração o quanto você deseja sua casa limpa.

A primeira questão é que você deve ter consciência de que está com um animal em casa, logo o apartamento terá um cheiro característico. Para evitar que você tenha muito trabalho com limpeza é importante escolher uma raça que seja mais higiênica.

Assim, seu animal de estimação irá aprender com facilidade onde fazer suas necessidades e se manter limpo com facilidade, sem a necessidade de banhos constantes.

5 – Escolha uma raça que não faça muito barulho:

Também é importante que você observe se a raça que você pretende levar para seu apartamento gosta de latir muito ou não.

Algumas raças de cachorro latem por qualquer motivo, que seja um barulho estranho, alguém tocando a campainha, você chegando em casa ou até mesmo para chamar sua atenção.

Caso seu condomínio tenha regras rígidas quanto ao barulho ou você tenha vizinhos que são de difícil relacionamento o ideal é escolher uma raça que não faça muito barulho.

6 – Escolha uma raça que tenha facilidade em ficar sozinho:

Caso seu apartamento fique vazio por horas e seu cachorro tenha que ficar sozinho é melhor escolher uma raça que não tenha dificuldades em ficar sem companhia.

Um cão que não se adapta à solidão do dia a dia poderá causar inúmeros problemas, como danificar seus móveis, sujar seu apartamento e até mesmo ter um comportamento inadequado quando você estiver em casa.

Fique atento à este detalhe importante.

7 – Tenha tempo para seu cão e colabore com seu temperamento:

A última dica sobre os melhores cachorros para apartamento é em relação ao seu convívio com o cão que você escolher.

Independentemente da raça que você estiver pensando em levar para seu apartamento é fundamental que você tenha tempo para dar atenção ao seu cachorro e que você colabore com uma boa educação para seu animal de estimação.

Toda raça tem um temperamento característico, mas este temperamento pode variar conforme o tratamento dos donos com o cão. Quando o tratamento é inadequado as características desejadas em uma raça podem não se manifestar o que traz um grande transtorno aos donos.

O temperamento do seu cão dependerá muito de você.

Confira uma lista com boas opções

Com as dicas acima você terá condição de escolher a melhor raça conforme as condições de seu apartamento e sua disponibilidade de tempo de cuidar de um animal.

Veja as opções mais comuns dos melhores cachorros para apartamento:

  • Buldogue Inglês;
  • Pug;
  • Buldogue francês;
  • Spitz Alemão;
  • Shih Tzu;
  • Lhasa Apso;
  • Chihuahua;
  • Cavalier King Charles Spaniel;
  • Yorkshire Terrier;
  • Maltês;
  • Poodle Toy;
  • Bichon Frisé;
  • Pinscher;
  • Boston Terrier;
  • Dachshund;
  • Cocker Spaniel;
  • Schnauzer;
  • Shiba Inu;
  • West Highland White Terrier.

Finalizando

Existem inúmeras raças que são boas para apartamentos, entretanto algumas possuem características específicas que tornam sua adaptação melhor ou pior à sua realidade. Lembre-se que o temperamento do seu cão será proporcional à sua dedicação e à educação que ele receber.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também conhecer quais os melhores cachorros para apartamento.

Recomendados Para Você: