Viver Sem Vergonha
dicas de melhores rações para cães de estimação

Melhores rações para cães: Veja como escolher a ideal para seu cão

A ração é essencial para a qualidade de vida de seu animal, em especial para o seu bom desenvolvimento quando filhote e para manter boa saúde na idade adulta. Neste artigo você vai aprender dicas para escolher as melhores rações para cães e não ter dúvidas na hora de alimentar o seu cachorro.

Como todos sabem o mercado de ração para animais de estimação é cada vez maior, mais desenvolvido e com opções mais específicas.

O que antes era muito simples, se tornou uma tarefa árdua, como escolher uma ração para seu cão no meio de tantas opções e indicações?

É claro que existem aspectos básicos para serem observados na escolha de uma ração, mas existem inúmeras boas opções no mercado. O que você deve estar bem atento é quanto ao tipo de ração que você vai comprar para seu cão.

Existem ração que não favorecem a digestão de seu cão, pois são feitas com fontes de proteínas inadequadas, como os cereais. Vale lembrar que seu cão é um animal carnívora e as proteínas de origem animal são essenciais para sua saúde.

Confira a seguir dicas importantes sobre as melhores rações para cães.

Principais tipos de rações para cães

Antes de prosseguir para as dicas de como selecionar a melhor ração para seu cão é importante esclarecer quais são os tipos de rações que existem no mercado.

1 – Ração Popular:

dicas de melhores rações para cães de estimaçãoEsta é a opção mais barata disponível no mercado. Entretanto, este tipo de ração não é indicado para seu animal, pois esta ração é produzida com fontes de proteínas inadequadas para os animais carnívoros, como o milho e a soja.

A opção por este tipo de ração é somente quando você não tem condições de oferecer uma ração mais adequada para seu animal.

Para ficar bem claro, esta ração é geralmente vendida no quilo e está sempre disponível nos mercados mais simples. Geralmente não possui nenhuma especificação ou informação nutricional específica.

2 – Ração Standart:

Este tipo de ração é um pouco melhor que a ração popular, mas ainda não é a ideal para os cães. Esta ração é vendida em larga escala e tem forte apelo comercial nas lojas especializadas.

São geralmente fabricadas com ingredientes um pouco superiores que o da ração popular, mas ainda contém uma grande quantidade de proteínas cereais, em especial do farelo de soja.

Apesar da qualidade ser um pouco superior, ainda pode prejudicar a digestão de seu animal. Este tipo de ração é um pouco mais caro que a ração popular, mas ainda é mais em conta quando comparada a rações de qualidade superior.

3 – Rações Premium:

As rações Premium são as mais indicadas para seu animal de estimação. Este tipo de ração possui em sua composição proteínas de origem animal. Ou seja, é realmente utilizado carne na composição da ração.

É claro que você não encontrará nestas rações carne de primeira ou segunda qualidade. São realmente os restos e subprodutos dos frigoríficos. Tudo é aproveitado e utilizado nas rações animais.

Estas rações favorecem a digestão do seu cão, além de reduzir o volume das fezes e também reduzir a quantidade de ração a ser consumida.

Com tantas vantagens assim, é claro que esta opção é mais cara que as outras opções citadas anteriormente. Mas os benefícios obtidos podem fazer valer a pena o investimento.

Ainda dentro deste tipo de ração é possível encontrar as rações Super Premium, que ainda tentam superar em qualidade as rações Premium.

Como escolher as melhores rações para cães

1 – Leve em consideração a raça do seu animal:

Uma dica importante para você aprender a escolher as melhores rações para cães é levar em consideração a raça do seu animal.

Cada raça possui características diferentes e a composição da ração pode variar conforme estas características e oferecer aos cães mais qualidade de vida e saúde.

As rações específicas são formuladas também para prevenir doenças específicas de cada raça. Isso é fundamental no fim das contas para colaborar na saúde do seu animal em uma idade avançada.

2 – Compre uma ração específica para a idade do seu cão:

Além da ração de seu cão é fundamental que você leve em consideração a idade de seu animal. Filhotes de cães possuem exigências muito diferentes de animais já em idade adulta.

Assim, ao escolher uma ração conforme a idade de seu cão você irá proporcionar os nutrientes necessários para cada fase. Você favorece o bom desenvolvimento do seu filhote e manutenção de sua saúde em idade adulta.

A vida dos cães pode ser dividida basicamente nas seguintes etapas:

  • Filhote: até os 12 meses de idade;
  • Adulto: de 1 ano até 7 ou 9 anos, conforme o porte e raça do cão;
  • Sênior: acima de 7 ou 9 anos, conforme o porte e raça do cão.

3 – O tamanho do seu cão também interfere na ração ideal:

Outra característica que pode interferir significativamente na identificação das melhores rações para cães é o porte de cada animal. O porte está muito relacionado à raça, caso você escolha uma ração para a raça do seu cão este requisito também será atendido.

Cada porte de cão possui um desenvolvimento diferente e problemas de saúde diferentes. Neste caso escolher uma ração considerando o porte do seu cão irá proporcionar os nutrientes adequados para o tamanho e também para o perfil do seu animal.

Os cães são divididos basicamente em três portes:

  • Pequeno Porte: 1 a 10 kg;
  • Médio Porte: 10 a 25 kg;
  • Grande porte: acima de 25 kg.

4 – Perceba necessidades específicas do seu animal:

Alguns cães também exigem cuidados especiais, pois podem possuir doenças específicas, estarem obesos ou então exigirem uma alimentação mais específica para facilitar sua convivência.

Por exemplo, para animais com obesidade é indicado o uso de rações light. Neste caso, as rações light podem proporcionar maior saciedade com menores quantidades de ração, além de garantir que todos os nutrientes sejam consumidos pelo seu cão.

Para melhorar a convivência com seu cão também e possível investir em rações que reduzam o volume de fezes e mal cheiro das mesmas. Isso é fundamental para animais de grande porte que são criados em apartamentos.

5 – É importante considerar o paladar do seu animal:

Por incrível que pareça, seu cão também possui um paladar específico. Logo, é normal que ele não se adapte a alguns tipos de ração e se adapte melhor a outros tipos.

Mesmo que você compre a ração mais cara e mais indicada com a melhor das intenções é possível que ele não se adapte a esta ração. Por isso, antes de encher o estoque de ração vale à pena fazer um teste para verificar qual a ração que seu cão mais se adapta.

Finalizando

Agora você tem condições de definir quais as melhores rações para cães e não falhar na hora de comprar a ração para seu animal. Lembre-se que você também deve consultar um veterinário caso tenha dúvidas quanto à ração ideal para seu cão.

Além disso, nunca esqueça de levar em consideração a sua condição financeira. Investir nas rações mais caras pode ter um alto custo no final.

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Recomendados Para Você: