Viver Sem Vergonha
o berço do bebê

O berço do bebê: como garantir um soninho tranquilo ao seu pequenino

Decorar o quartinho do bebê, escolher os móveis, arrumar tudo direitinho de forma que fique lindo, aconchegante e seguro, é algo que as mamães adoram fazer. Já começou a pensar como será o berço do bebê?

Mas é preciso tomar certos cuidados para que, além de bonito, o quartinho seja realmente um lugar onde o bebê possa ter um soninho totalmente tranquilo.É o caso dos cuidados que se deve ter para com o berço do bebê.

Cuidados com o berço do bebê: 8 dicas para garantir a segurança do pequenino

o berço do bebêO berço é um dos elementos mais importantes do quartinho do bebê, e é nele que a criança passa boa parte do tempo e descansa, portanto, ele deve ser perfeitamente seguro em todos os aspectos.

Segue abaixo algumas dicas de segurança no que diz respeito aos cuidados que você deve ter com o berço do bebê.

1 – Fique de olho na profundidade do berço:

Ao comprar o berço para o bebê, fique muito atenta à profundidade do móvel, pois ele não pode ser pouco profundo, pois precisa garantir a segurança da criança.

Além disso, é importante analisar se o estrado permite fazer ajustes que acompanhem o desenvolvimento do bebê. Quanto mais seu bebê crescer, mais profundo o berço precisa ser. Isso evitará que seu bebê comece a pular e subir no estrado do berço.

2 – Confira o espaçamento entre as barras verticais:

Algo muito importante que você não deve esquecer de jeito nenhum é de observar o espaço entre as barras verticais que existem nas laterais do bercinho. O espaço não deve ultrapassar 6,5 cm.

Isso é importante para que não haja risco da cabeça do bebê ficar presa no espaço entre as barras. Muitos acidentes acontecem por utilizar um berço com medidas inadequadas, por isso fique de olho neste detalhe. A segurança do seu bebê deverá vir sempre em primeiro lugar.

3 – Prepare o berço para o bebê que está chegando:

Caso você for utilizar um berço mais antigo, ele precisa ser totalmente lixado e pintado novamente com uma tinta de boa qualidade e que não ofereça riscos à saúde do bebê. É sempre possível aproveitar um berço já usado, mas ele precisa ser preparado para a chegada do novo bebê.

Antigamente era comum pintar berços com tintas que continham chumbo; como os bebês costumam morder as bordas do berço, podem acabar ingerindo particular de chumbo. Esse metal é muito perigoso, e se for ingerido pode causar sérios problemas de saúde.

4 – Encontre um colchão ideal para o berço do seu bebê:

Verifique se o colchãozinho fica bem certinho no berço, isso é importante para evitar acidentes e também para garantir o conforto do bebê.

Colchões com tamanho inadequado podem deixar frestas onde o bebê pode prender os pezinhos, ou então onde os objetos do bebê irão cair constantemente.

5 – Aprenda a colocar seu bebê para dormir:

Sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima, isso é importante para evitar que ele se engasgue durante o soninho.

À medida que o tempo passa você ganhará confiança e terá mais tranquilidade em colocar seu bebê para dormir. é importante ficar de olho nestas dicas simples, mas que podem fazer muita diferença no dia a dia.

6 – Evite usar travesseiros no início:

Durante o primeiro ano de vida da criança, não use travesseiro no berço do bebê, pois é mais saudável ele dormir em superfícies retas e firmes.

Não pense que seu bebê se sentirá desconfortável sem o travesseiro, ele realmente não é necessário no início da vida de seu filho. Fique tranquila, pois seu bebê terá noites maravilhosas sem o travesseiro.

manual da papinha

7 – Deixe o berço do seu bebê livre de objetos perigosos:

Nunca deixe coisas no berço do bebê que possam ser sugadas ou que possam sufocar a criança (fraldinhas, botões, cordões, pecinhas de brinquedos, etc.).

Não deixe cordões perto do berço do bebê (como de cortinas e persianas), isso pode causar estrangulamento, é bastante perigoso. Se tiver algo assim no quartinho da criança, uma dica interessante é dar nós firmes de forma que os cordões fiquem bem longe do bebê.

8 – Escolha um bom lugar para o berço:

Não coloque o bercinho perto de armários e prateleiras que são fixados nas paredes. Além disso, o berço do bebê deve ficar num espaço que permita total mobilidade de quem vai cuidar dele, sem riscos de se esbarrar em elementos que possam vir a cair sobre a criança e machucá-la.

Evite colocar o berço do seu bebê em locais onde receba a incidência de luz solar direta, em especial na parte da tarde. Escolha um local seguro e confortável para que seu bebê durma sempre tranquilo.

Conclusão

O berço do bebê realmente exige alguns cuidados especiais para garantir a segurança do pequenino. Mas seu bebê sempre agradecerá com lindos sorrisos e muito carinho.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também querem aprender mais sobre o melhor berço para seus filhos. Lembre-se que na hora de escolher o berço do bebê é importante prezar sempre pela segurança e conforto, isso é o essencial.

Recomendados Para Você: