Viver Sem Vergonha
bebê-não-para-de-chorar

O que fazer quando o bebê não para de chorar?

Bebês recém-nascidos costumam chorar muito, alguns choram de 01 até 05 horas ao dia. É claro que isso provoca muita preocupação e stress nos pais, principalmente quando são “marinheiros de primeira viagem”. Confira neste artigo dicas para situações quando seu bebê não para de chorar.

O mais complicado é que muitas vezes, mesmo após várias providências (como trocar fraldas e amamentar), o bebê continua chorando.

É comum os pais ficarem sem saber o que fazer, pois se sentem impotentes perante um choro tão apaixonado e aparentemente sem motivo. Se você está passando por isso, saiba que neste artigo você vai encontrar dicas simples e práticas que podem lhe ajudar muito.

manual da papinha

Antes de mais nada é importante você não se culpar, essa situação é muito comum e muitos pais passam por esta dificuldade.

O que fazer quando seu bebê não para de chorar?

bebê não para de chorarOs bebês muito novos choram por diversos motivos, sendo alguns bem fáceis de perceber, outros nem tanto.

O choro é a única forma que o bebê possui de comunicar as suas necessidades, portanto, quando ele precisar de alguma coisa, utilizará o choro para chamar a atenção dos seus cuidadores.

Muitas vezes um choro apaixonado não tem relação com uma necessidade física, mas sim com uma necessidade emocional, nesse caso, é preciso bastante perspicácia para compreender o que o bebê está precisando.

Mas não se preocupe tanto, você não precisa saber de tudo, é normal ficar sem saber o que fazer quando o seu filhote chora sem parar. Outro fator importante é a experiência e sua relação com o seu bebê, aos poucos você conseguirá entender melhor as necessidades do seu filho e conseguirá solucionar este problema com muito mais facilidade. Por isso, antes de perder as esperanças dê tempo ao tempo.

Uma dica importante é ser uma pessoa bem observadora, veja qual o comportamento do seu bebê. Comece a identificar o que realmente funciona e situações em que seu bebê não para de chorar.

Para lhe ajudar a lidar com essa situação, listamos abaixo as razões mais comuns para o choro dos bebês, bem como algumas formas de acalmá-los.

1 – O bebê está com fome

Se o seu bebê estiver chorando sem cessar, com gemidos parecidos com apelos, e você não consegue acalmá-lo com carinhos, ele certamente está com fome. Nesse caso, tente alimentá-lo. Você vai perceber que este choro será recorrente, você poderá ouvi-lo diversas vezes no dia.

2 – O bebê está com a fralda suja e molhada, ou a roupinha é desconfortável

Bebê com fralda molhada, ou que esteja se sentindo desconfortável com a roupinha, costuma reclamar com um choro fraquinho e estridente. Tente limpar ou seu filhote e trocá-lo, isso pode ajudar.

Estar atento à higiene do seu filho poderá te ajudar a evitar momentos em que seu bebê não para de chorar.

3 – O bebê está sentido alguma dor

Gritos agudos seguidos de intervalos podem significar que o bebê está sofrendo com alguma dor. Nesse caso, procure identificar se nada o está apertando, se não descobrir nada de errado, ligue para o médico o mais rápido possível.

É importante não negligenciar o choro do seu bebê, caso você não consiga identificar o real motivo para o choro do se filho procure um médico sem demora.

4 – O bebê está sofrendo com cólicas

O choro provocado por cólicas é diferente do choro provocado por outro tipo de dor. Geralmente os bebês com cólica choram de maneira aguda e intensa, e esticam e encolhem as perninhas, tremem o queixo e fazem uma expressão de dor.

Para acalmar o seu filhote, procure fazer massagem na barriguinha dele, e faça movimentos tipo bicicleta com as perninhas do bebê. Colocar uma bolsa com água morna sobre a barriguinha da criança também pode ajudar. Se mesmo assim ele continuar chorando muito, e a expressão de dor permanecer, procure orientação médica.

5 – O bebê está sentindo muito frio ou calor

Temperaturas desconfortáveis podem levar o bebê a chorar copiosamente. Nesse caso, verifique a barriguinha da criança. Se estiver muito quente, busque tirar um pouco de agasalhos; se a barriguinha dele estiver muito fria, providencie mais agasalhos.

6 – O bebê está agitado

É muito comum, após um dia agitado, o bebê chorar de maneira melosa e persistente, nesse caso, leve o filhote para um lugar calmo e aconchegante, e deixe-o descansar.

7 – O bebê está com sono

Quando o bebê fica com sono, e por algum motivo não consegue dormir, ele fica agitado e chora nervosamente. Para acalmá-lo, leve-o para um lugar onde ele possa dormir com tranquilidade.

8 – O bebê está precisando de carinho

Os bebês muito novos precisam de contato físico para se sentirem seguros e amados. Quando o bebê está precisando de carinho seu choro é acompanhado de soluços. Para acalmá-lo, segure-o no colo, faça movimentos de balanço. Oferecer o seu dedo para ele sugar pode dar bons resultados também.

Conclusão

Você pode tentar as opções acima até chegar em uma que acalme o seu filhote. Se nenhuma delas funcionar, então é melhor procurar orientação médica, pois pode ser que o bebê esteja doente.

Compartilhe estas dicas com suas amigas que também querem aprender o que fazer quando seu bebê não para de chorar.

Recomendados Para Você: