Viver Sem Vergonha
dando-papinha-para-o-bebê

Papinha para o bebê: cuidados e dicas importantes

Muitas mamães ficam com dúvidas sobre quando começar a dar papinha para o bebê. 

Se você está procurando informações sobre o momento certo de começar a dar papinha para o seu filhote, e se está em busca de dicas sobre quais alimentos dar ao bebê, as dicas que daremos neste artigo serão muito úteis para você.

Não deixe de ler artigo até o final e confira o que há de mais importantes para alimentação do seu bebê. Afinal, uma boa alimentação é fundamental para a saúde do seu bebê.

O momento certo de começar a dar papinha para o bebê

O leite materno é o alimento ideal para o bebê até os seis meses de idade. Quando a criança atinge os 06 meses, seu sistema digestivo já deve estar suficientemente maduro para começar a receber outros tipos de alimentos, é nessa idade que a mamãe deve começar a dar papinha para o seu bebê.

dando papinha para o bebêA introdução de outros alimentos na dieta do bebê deve ser realizada de maneira processual, de forma a facilitar a adaptação do organismo da criança. É importante ter bom senso para não exagerar na hora de introduzir a papinha na alimentação do seu bebê.

Abaixo apresentamos algumas dicas importantes sobre como deve ser realizado esse processo, e também apresentamos quais alimentos podem ser dados ao bebê nos primeiros dias de sua nova dieta.

Como iniciar a fase da papinha

Não comece dando comida salgada ao bebê. Para iniciar a fase da papinha você deve escolher um dia para o início. Nesse dia ofereça à criança uma fruta raspada, amassada ou mesmo peneirada, isso deve ser feito por volta das 10 horas da manhã.

Durante uma semana você deve variar as frutas de dois em dois dias, e então ficar atenta para ver se o bebê não sofrerá alguma reação. Se o bebê apresentar algo como dor de barriga, choro incessante, manchas na pele, fezes muitos moles; então pode ser que alguma das frutas não tenha sido bem aceita pelo organismo, nesse caso, basta trocar por outra e observar as reações.

Depois de uma semana dando as frutas, você já pode começar a dar para o seu bebê a papinha salgada na hora do almoço (tome cuidado com temperos em excesso, a papinha deve ser suave, pois o bebê não está acostumado com temperos e nem com o sal, portanto, é melhor moderar bem).

Depois da papinha do almoço você pode dar para o bebê um suco de laranja sem açúcar. Esse suco não deve ser misturado com água, deve ser preparado apenas com o caldo da fruta. Isso é importante para que o pequenino se acostume com o gosto natural da laranja. Esse suco pode ser oferecido também pela manhã, logo após o bebê dar a primeira mamada. Dê o suco em pequenas quantidades, não exagere.

Você pode oferecer ao bebê sucos feitos com mamão, melão e manga, mas sempre em pequenas quantidades. Aproveite também para começar a acostumar o seu filho com o copinho, ou seja, dê o suco em copinho ao invés de na mamadeira, assim ele já vai aprendendo a se alimentar de uma nova maneira, o que facilitará a transição final.

O momento de introdução da papinha para o bebê pode ser ótimo para seu filho aprender inúmeras coisas. Por isso, aproveite cada detalhe para ajudar seu bebê a interagir com novos alimentos e novas formas de se alimentar.

Como preparar a papinha do seu bebê

Primeiro vamos falar das frutas. 

As frutas devem ser amassadas, e na hora de alimentar a criança, não utilize colher de metal, prefira utilizar uma de silicone. A colher de metal é muito fria e dura, o que pode causar estranheza no bebê, que não está acostumado com esse tipo de material sendo introduzido na sua boquinha. A colher de silicone é macia e seu contato com a boca é agradável, isso facilitará a aceitação do alimento por parte do bebê.

Quando você for dar manga para o seu bebê, bata ela no liquidificador com um pouquinho de água. Você deve bater no liquidificador apenas as frutas que não podem ser amassadas ou raspadas. Outra coisa: escolha apenas frutas que não necessitem de adição de açúcar.

Quanto à papinha salgada, não bata os alimentos no liquidificador, apenas amasse os alimentos ou utilize uma peneirinha, assim o seu bebê já vai aprendendo a mastigar.

Nessa fase você pode dar à criança alimentos como o arroz, mandioca, lentilha, caldo de feijão, cará, inhame, caldo de carne, alface, abóbora, cenoura, chuchu, vagem, dentre outros.

Alimentos que você deve evitar: clara de ovo, pois pode causar alergias (dê apenas a gema); leite de vaca integral; produtos industrializados; excesso de sal e açúcar.

Conclusão

Iniciar a fase da papinha de forma correta é essencial para desenvolvimento saudável do bebê. Caso você perceba que o seu filhote está com dificuldades para aceitar a papinha, é importante que procure orientação do pediatra.

Compartilhe este artigo com suas amigas que também querem aprender melhor quando começar a dar papinha para o bebê. Você pode ajudar outras mães que possuem esta dúvida!

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.