Viver Sem Vergonha
o poder do pensamento positivo

Pensamento positivo: descubra seu poder

O pensamento positivo é a ideia de que você pode mudar a sua vida ao pensar positivamente sobre as coisas. Essa ideia pode parecer um pouco boba, principalmente para aquelas pessoas que não acreditam que simples pensamentos podem mudar o mundo. Mas esse texto vai mostrar que vale a pena sim dar uma chance para o pensamento positivo.

Uma pesquisa realizada em uma universidade norte-americana constatou que o pensamento positivo realmente pode transformar vidas. 

É claro que você não pode mudar o mundo apenas por meio de pensamentos bons, no entanto, você pode mudar a forma como percebe a realidade e como reage a ela. Isso tem o poder de mudar a maneira como você percebe a si mesmo e aos outros, que, por sua vez, pode ter um efeito positivo enorme sobre o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

O pensamento negativo e seus efeitos

o poder do pensamento positivoPara entender os efeitos do pensamento positivo, é bastante útil pensar também sobre os efeitos do pensamento negativo sobre sua vida.

A maioria das emoções negativas, como o medo ou raiva, é projetada para nos ajudar a permanecer vivos. A emoções negativas nos levam a tomar medidas rápidas e eficazes para nos salvar de determinados perigos reais. Isso significa que elas também são capazes de evitar que fiquemos distraídos com outras coisas ao nosso redor.

Quanto mais longe, melhor; isso em termos de sobrevivência. Se aparece um leão bem na sua frente, você certamente não ficará parado pensando o que ele quer com você, certo?

Mas o pensamento negativo não é tão funcional no mundo moderno. Se você tem muitas tarefas para fazer diariamente, e está constantemente preocupado sabendo que não conseguirá fazer tudo o que precisa ser feito, a última coisa que precisa é que o seu cérebro se desligue de tudo e fique apenas concentrado em quanto tempo você vai demorar para completar a sua lista de tarefas.

O pensamento negativo é simplesmente um hábito, portanto, você pode treinar seu cérebro para evitá-lo. O pensamento negativo constante pode favorecer o surgimento e manutenção do estresse, e pior: pode favorecer o surgimento de problemas mais graves, como a depressão.

Conheça o poder do pensamento positivo

Barbara Fredrickson, uma pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte (EUA), realizou uma experiência clássica com cinco grupos de pessoas, onde ela mostrou imagens a cada grupo, sendo que as imagens foram desenvolvidas para provocar uma resposta emocional diferente.

  • Grupo 1 – viu imagens projetadas para desencadear sentimentos de alegria;
  • Grupo 2 – viu imagens que foram criadas para provocar satisfação;
  • Grupo 3 – viu imagens neutras;
  • Grupo 4 – viu imagens criadas para evocar medo;
  • Grupo 5 – viu uma série de imagens projetadas para provocar irritação.

Às pessoas de cada grupo foi pedido então para que escrevessem quais ações tomariam em uma situação que criasse sentimentos semelhantes aos que haviam sentido ao ver as imagens.

Os Grupos 4 e 5 anotaram significativamente menos ações do que os outros grupos. Os grupos 1 e 2 anotaram a maioria das ações.

Em outras palavras, com base nos resultados da pesquisa, podemos dizer que as emoções positivas ajudam a identificar mais possibilidades e opções em sua vida.

Mas o que talvez seja ainda mais interessante é que essas possibilidades e opções extras parecem se traduzir em ação.

Parece realmente que as pessoas que pensam de forma mais positiva são mais propensas a tomar atitudes para cumprir essas opções. Elas constroem novas habilidades e fortalecem aquelas que já existiam, de forma que realmente têm mais opções na vida.

O efeito placebo e sua relação com o pensamento positivo

Estudos realizados para constatação de efeitos de novos medicamentos e terapias compararam dois grupos: um que recebe o novo tratamento, com um “grupo de controle”, ou seja, que não faz uso do tratamento.

Normalmente os grupos de controle funcionam da seguinte maneira: eles recebem um “placebo”, ou seja, um substituto do tratamento que se parece com a coisa real, mas não tem efeito físico. Como exemplos de placebos podemos citar pílulas de açúcar ou água com sabor em vez de comprimidos ou medicamentos reais.

Por que eles recebem um placebo? Por causa do poder do pensamento positivo, simples assim!

“Placebo Effect” é um fenômeno bem documentado na medicina, e pode ser definido como o evento que ocorre quando as pessoas que pensam que estão recebendo um tratamento novo e eficaz se recuperam melhor do que aquelas que sabem que o seu tratamento não tem nada de novo.

O efeito placebo pode parecer extraordinário, mas ele tem sido visto com frequência em estudos clínicos.

Com isso podemos dizer:

  • Novos tratamentos têm que utilizar placebos para ter certeza de que eles têm um efeito real;
  • A mente humana é uma ferramenta extremamente poderosa e, se possível, os profissionais de saúde devem ajudar seus pacientes a utilizar esse poder para que se recuperem melhor e mais rapidamente.

Uma atitude positiva provavelmente não vai curar um câncer em si. Mas com o pensamento positivo com certeza fica mais fácil gerenciar sua vida, reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, ao pensar positivamente você automaticamente cuida melhor de si. Essas coisas são importantes para te ajudar a se recuperar de doenças graves ou de dificuldades da vida.

É importante não forçar

O pensamento positivo é bom, isso é fato. Mas você não deve tentar utilizá-lo para bloquear tudo de negativo que acontecer na sua vida. 

Às vezes coisas ruins acontecem, nessas ocasiões, você se sentirá mal e sem ânimo. Nesse caso, não adianta fingir que nada está acontecendo, e tentar forçar pensar positivamente. Isso pode ser muito contraproducente.

O que você precisa é evitar criar cenários de “catástrofe em desenvolvimento”. Por exemplo, ficar pensando o tempo todo que sua vida é um completo desastre. A melhor maneira de superar esses episódios mais difíceis não é ficar dizendo que a sua vida é perfeita. Em vez disso, você precisa reconhecer o que deu errado, tentar aprender com o que aconteceu e pensar em soluções.

Por exemplo:

“Sim, eu estou tendo um dia complicado, mas amanhã será melhor. Eu vou voltar para casa agora e descansar, pela manhã, quando estiver menos cansado, vou conseguir pensar em uma solução para o problema”.

Tamar Chamsky, uma psicóloga clínica norte-americana, chama isso de “Pensamento Possível”, e pesquisas sugerem que essa é a melhor maneira de se recuperar de eventos difíceis e dolorosos.

Como desenvolver hábitos de pensamento positivo

Se você pensar sobre o pensamento positivo como “ser feliz”, será muito mais fácil trabalhar o que você deve fazer para desenvolver hábitos diários baseados nele.

Por exemplo, o que você gosta de fazer? E com quem você gosta de passar o tempo?

Existem três ótimas maneiras de construir habilidades baseadas em pensamento positivo:

1 – Meditação

As pessoas que meditam diariamente conseguem desenvolver pensamentos positivos mais facilmente do que aquelas que não o fazem. Pessoas que meditam tendem a ter mais facilidade para viver o presente, e isso também está associado com o pensamento positivo.

2 – Escrever

Alguns alunos de graduação foram convidados para escrever sobre uma experiência positiva intensa todos os dias durante três dias.

Surpreendentemente eles tiveram melhora no humor e na saúde física depois desses três dias, e o mais impressionante é que o efeito durou muito tempo. 

Você também pode fazer essa experiência de forma bastante simples. Você poderia, por exemplo, escrever um blog com foco em experiências positivas, ou manter um diário.

3 – Ter um tempo para se divertir

É importante dar tempo para si mesmo para se divertir.

Experimente sair com amigos, praticar algum esporte em grupo. Faça aulas de dança ou de canto, visite parentes, assista a um filme divertido com alguém que você ama.

Não negligencie o lazer, pois ele é muito importante para o pensamento positivo e para garantir a sua qualidade de vida.

Considerações finais

Pessoas felizes, ou seja, aquelas com uma visão positiva da vida, não são apenas mais felizes, mas também parecem conseguir muito mais da vida.

Enquanto o sucesso pode levar à felicidade, há realmente pouca dúvida de que a felicidade também leva ao sucesso.

Encontrar tempo para ser positivo sobre sua vida, e para fazer as coisas que fazem você sentir emoções positivas, é vital para ajudá-lo a desenvolver habilidades e crescer como ser humano.

Recomendados Para Você: