Viver Sem Vergonha
pincéis de maquiagem

Pincéis de maquiagem: para que serve cada um

Olá! Muitas pessoas me perguntam diariamente para que servem e como usar os pincéis de maquiagem.

É certo que eles podem ser adaptados, conforme as preferências e necessidades de cada uma. No entanto, vale muito a pena saber a função de cada pincel daquele jogo que você adquiriu ou pretende adquirir.

Existe uma variedade de pincéis de maquiagem, mas se você pretende comprar poucos para iniciar, opte por aqueles que cumprem variadas funções, como o Buffing Brush, o Duo faber, pincel clássico de blush e o de pó. 

Nesse texto nós falaremos apenas dos pincéis de maquiagem mais utilizados no rosto, haverá um post somente sobre os pincéis para a área dos olhos. Ok?!

Pincéis de maquiagem: dicas e funções de cada um

jogo de pincéis de maquiagem confira1 – Pincel para corretivo

O pincel para aplicar corretivo é bem achatadinho, ele é parecido com o de base, só que em versão bem menor. Há pessoas que quando vão aplicar corretivo em uma extensão maior do rosto optam por usar o pincel de base Língua de Gato.

O corretivo contribui para disfarçar as “imperfeições” da pele, ele pode ser aplicado nas olheiras, em volta dos lábios, nas laterais ou abas do nariz, e também em baixo da sobrancelha.

2 – Pincel para base

Um pincel muito utilizado para aplicar a base é chamado de Língua de Gato. Ele tem o formato achatado. Esse formato facilita para que o produto seja espalhado na pele. A base deve ser espalhada do centro para fora, em toda a extensão do rosto, quando necessário aplique também no pescoço e no colo.

O pincel Duo Fiber, ou Buffing Brush, é muito utilizado quando se quer um efeito mais suave e natural na pele. O Duo Fiber é feito de cerdas naturais e sintéticas. Normalmente no topo as cerdas são irregulares, por isso ele retém menos produto.

O modo de aplicação com esses pincéis deve ser circular do centro para fora. Primeiramente molhe o pincel com a base, dê leves batidinhas com o produto nas bochechas e nariz, em seguida espalhe bem, em movimentos circulares, do centro para a fora, siga o mesmo procedimento no queixo e testa.

Agora, se você for fazer sua própria maquiagem, fique à vontade para usar os dedos no lugar do pincel. Há pessoas que elegem os dedos como os seus pincéis preferidos.

3 – Pincel para polimento

Duo Fiber: quem tem esse pincelzinho sabe que ele carrega consigo múltiplas funções. Com ele é possível aplicar base, pó, blush e também polir o rosto. Ele fará com que o produto se espalhe bem e fique com um aspecto bem natural.

Vale lembrar que o resultado de qualquer produto utilizado com esse pincel ficará com um toque mais suave e natural, bem indicado para quem não gosta de uma maquiagem muito carregada, ou para uma produção diurna.

Buffing Brush: é um pincel macio e com cerdas chatas, ele também é super indicado para fazer o polimento no rosto, logo depois de aplicar a base, ou pode ser usado para aplicar a base.

O polimento deve ser feito em movimentos circulares. Esse processo vai contribuir para a pele ficar mais uniforme e com mais brilho, esse efeito se dá, pois o pincel espalha o produto que pode ter ficado com mais concentração em alguma parte do rosto e retira todo o excesso.

4 – Pincel para pó

O pincel para pó deve ser bem macio e fofinho, com um formato arredondado. Existem alguns pincéis mais pontudinhos, eles são muito usados para quem deseja aplicar o pó só em alguns pontos do rosto, como a zona T, por exemplo.

Entre as variadas opções de pincéis para pó existe o chamado Kabuki. Ele também costuma ser bem fofinho, porém tem o cabo bem curtinho, isso lhe dá a possibilidade de aplicar com mais facilidade o pó no pescoço e no tronco, além de ser bem fácil para carregar.

A esponja também é uma opção para a aplicação do pó, no entanto, pode proporcionar um efeito mais carregado.

5 – Pincel para blush

O pincel para blush clássico é o chanfrado, ele marca mais as maçãs do rosto e também pode ser usado para fazer contornos. Já o pincel redondinho esfuma mais, ao contrário do chanfrado que pode dar um efeito mais marcado.

6 – Pincéis de contornos

Os pincéis de contorno normalmente são de tamanhos menores, fofinhos só que são mais pontudinhos, para facilitar a aplicação dos produtos em determinadas pontos do rosto.

O contorno serve na maquiagem para iluminar o que se deseja realçar com um tom de pó, sombra ou iluminador, e escurecer o que você deseja disfarçar com tons um pouco mais escuros. Esses pequenos truques têm o poder de levantar as maçãs do rosto, remodelar o nariz, aumentar ou diminuir a testa, o queixo, entre outros.

7 – Pincel para os lábios

O pincel para os lábios é bem achatadinho e estreito, ele é essencial quando se opta por uma cor escura de batom, pois contribuirá de forma bem positiva para o visual final. Primeiro contorne o lábios, depois preencha com o batom e para finalizar repita o contorno.

8 – Escovinha para sobrancelha

Ahh, você já deve ter se perguntado qual seria a função daquela escovinha que carrega consigo um pente. Ela é usada para pentear a sobrancelha. Lembrando que a sobrancelha deve ser penteada para cima.

 E o pente é muito usado para separar os cílios, quando eles grudam na aplicação da máscara.

Aqui fica uma super dica para os cílios não grudarem e conseguir mais volume. Primeiro aplique várias vezes uma máscara que não seja a prova d’agua, e finalize com uma máscara a prova d’água.

9 – Pincel vassourinha

É um pincel pouco útil, a verdade é que ele é facilmente substituído por uma esponja ou qualquer outro pincel. Ele funciona como o próprio nome diz: para varrer o excesso de pigmento que possa ter ficado no rosto após ter feito a maquiagem nos olhos.

Para evitar que a pele fique manchada pelos pigmentos que caem no momento da aplicação da sombra, basta colocar uma generosa porção de pó embaixo dos olhos, antes de maquiá-los. Em seguida passe o pincel vassourinha para retirar os excessos.

Finalizando…

Provavelmente você encontrará uma infinidade de pincéis de maquiagem no mercado, a dica é que escolha aqueles que poderão funcionar melhor para você. Capriche na make!

Envie este artigo para sua amiga que ainda precisa destas dicas para arrasar!

Recomendados Para Você: