Viver Sem Vergonha

Planejamento financeiro familiar: 5 Dicas para ter sucesso

Manter as contas de uma família em dia tem sido um desafio para grande parte das pessoas. O planejamento financeiro familiar é uma ótima ferramenta que pode te auxiliar a administrar melhor o seu dinheiro e as despesas de sua família.

O endividamento da maioria dos brasileiros também é reflexo da baixa educação financeira implementada no Brasil. Boa parte das pessoas não tem a mínima ideia de como administrar o dinheiro que ganham. Isso vale tanto para pessoas que recebem pouco dinheiro quanto para pessoas que ganham quantias enormes.

Por incrível que pareça a maioria das dívidas não estão relacionadas com a renda das pessoas, mas com a dificuldade em administrar a vida financeira. É comum encontrar pessoas com uma renda alta e mesmo assim enfrentam problemas como o endividamento.

O segredo está em ter consciência da renda de sua família, do quanto vocês podem gastar e do quanto vocês precisam poupar.

Nada melhor do que o planejamento financeiro familiar para auxiliar uma família a ter uma vida tranquila financeiramente e aproveitar da melhor forma possível o dinheiro que ganha.

Confira a seguir 5 dicas para ter sucesso com o planejamento financeiro doméstico.

5 Dicas para um bom planejamento financeiro familiar

1 – Envolva toda a família:

dicas para um bom planejamento familiarA primeira dica é envolver toda a família no planejamento financeiro familiar. Isso é extremamente necessário, não adianta uma única pessoa se esforçar enquanto os outros membros da família não colaboram.

É necessário trabalhar como um time para administrar da melhor maneira possível o dinheiro que a família ganha.

Ainda mais em tempos onde a mulher e o homem colaboram com a renda da família que esta tarefa seja de apenas um deles. Até mesmo os filhos podem ser envolvidos, é importante destinar tarefas para eles, como fazer pequenas anotações ou separar as contas que chegam.

Isso também é essencial para que todos estejam a par da situação financeira da família. Muitos problemas familiares surgem quando não existe transparência entre os cônjuges quando o assunto é dinheiro.

2 – Anote tudo que você gasta:

Um dos primeiros passos para um bom planejamento financeiro doméstico é anotar tudo que a família gasta. Para isso, todos os membros devem estar envolvidos.

É importante anotar todas as contas, desde as maiores como o aluguel da casa ou a parcela de um carro, até as contas menores como o lanche das crianças na escola. Não despreze as pequenas contas, elas podem representar uma fortuna no fim das contas.

Para esta anotação vocês podem utilizar um simples caderno, uma planilha do Excel ou até mesmo um aplicativo no celular.

Com todas as contas anotadas você poderá ter certeza do custo mensal de sua família. Vale à pena criar categorias para suas contas, como por exemplo:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Educação;
  • Transporte.

3 – Faça um bom relatório de contas a pagar:

Outra dica para ter sucesso com o planejamento financeiro familiar é elaborar um bom relatório de contas a pagar.

Ou seja, você vai anotar todas as contas que você precisa pagar durante o mês e se preparar para elas. Assim você evita possíveis atrasos e pagamento de multas e juros.

Fique atento às contas que são variáveis, como por exemplo alimentação e transporte. É importante que você considere estas despesas em seu relatório. Como elas são variáveis você pode utilizar uma estimativa, esta estimativa pode ser feita com segurança após o primeiro mês anotando todas as despesas.

Neste relatório de contas a pagar é importante que você anote a descrição da despesa, o valor e a data de vencimento. Fique sempre atento à estas principais informações.

4 – Aprenda a trabalhar com dinheiro:

A quarta dica para quem deseja fazer um bom planejamento financeiro é aprender pontos básicos de como trabalhar com dinheiro.

É importante que você aprenda a calcular juros, aprenda a ler as contas que você paga e identificar as multas por atraso. Além disso, é importante conhecer as taxas do banco que você trabalha e do seu cartão de crédito.

A partir do momento que você entender aspectos básicos do mundo do dinheiro você vai perceber que cometer pequenos erros pode resultar em grandes prejuízos.

Um exemplo muito simples é o pagamento do valor mínimo em uma fatura de cartão de crédito. Por exemplo, uma fatura de cartão de crédito de 2500 reais e é pago somente 500 reais, fica para o próximo mês uma quantia de 2000 reais. Você pagará juros de aproximadamente 15% neste valor, ou seja, no próximo mês você estará devendo 2300 reais.

Só com esta decisão de pagar a fatura mínima você aumenta sua dívida em 300 reais.

5 – Melhore seus hábitos de consumo:

A quinta dica para um bom planejamento financeiro doméstico é melhorar os hábitos de consumo.

Com bons hábitos de consumo tudo fica mais fácil, pois você passa a comprar as coisas que você precisa e não as coisas que você apenas quer. Quem tem o hábito de comprar desenfreadamente tem muita dificuldade em fazer um planejamento financeiro, pois ele pode gerar um sentimento de culpa na pessoa.

Por isso, para ter sucesso com seu planejamento é necessário investir em bons hábitos de consumo.

Bons hábitos de consumo podem ser descritos como:

  • Comprar somente o que precisa;
  • Pesquisar o melhor preço antes de comprar;
  • Comprar somente quando se tem o dinheiro;
  • Não gastar todo dinheiro que ganha;
  • Manter uma reserva financeira para emergências;
  • Não atrasar o pagamento de faturas;
  • Anotar as despesas diariamente;
  • Evitar a todo custo o endividamento.

Faça de tudo para criar bons hábitos de consumo, assim você conseguirá fazer um bom planejamento financeiro doméstico. Lembre-se que para ter sucesso é necessário envolver toda a família.

Finalizando

Agora é hora de colocar a mão na massa. Não existe nenhum segredo para fazer um planejamento financeiro familiar, o essencial é ter dedicação e estar disposto a criar hábitos financeiros adequados.

Para você não esquecer, leia mais uma vez as 5 dicas essenciais:

  • Envolva toda a família;
  • Anote tudo que você gasta;
  • Faça um bom relatório de contas a pagar;
  • Aprenda a trabalhar com dinheiro;
  • Melhores seus hábitos de consumo.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e ajude outras pessoas a conseguir fazer um bom planejamento financeiro doméstico.

Gridlove

Gridlove is an attractive WordPress theme based on a grid framework. With many layouts to choose from you’ll have your website running in no time.

Email Newsletter

MailChimp newsletter form can be embedded here!

For more info, please visit MailChimp documentation.