Viver Sem Vergonha
dicas de plantas para jardins verticais

Conheça as principais plantas para jardins verticais

Montar um jardim vertical não é tarefa das mais simples. Uma das fases mais importantes é na escolha das melhores plantas para jardins verticais. Esta escolha depende de diversos aspectos e errar neste momento pode acarretar em um jardim não tão bonito como você imaginava.

Em alguns casos o melhor é contar com a assessoria de um jardineiro experiente, mas se esta assessoria não estiver a seu alcance não se preocupe. Tenho certeza que você conseguirá desenvolver um belo jardim com as dicas a seguir.

Um fator determinante é a criatividade. Com boa criatividade é possível criar jardins muito bonitos com flores e plantas muito simples. Você pode aproveitar inúmeras ideias que estão disponíveis na internet.

Além da criatividade a paciência e perseverança é fundamental. Você não terá um jardim perfeito imediatamente. Você terá que plantar muitas mudas e elas precisam de tempo para se desenvolver, e você deve ter paciência com seu jardim.

Veja a seguir algumas dicas para escolher as melhores plantas para jardins verticais.

5 Dicas para escolher plantas para jardins verticais:

dicas de plantas para jardins verticais1 – Evite plantas com raízes muito grandes:

Um critério importante é evitar plantas com raízes muito grandes e profundas. Grande parte dos jardins verticais não possuem muito substrato para a raiz das plantas o que impede o uso de algumas plantas maiores.

Além disso, raízes muito agressivas podem danificar a estrutura de apoio do seu jardim vertical ou até mesmo limitar o desenvolvimento das outras plantas do jardim.

2 – Escolha plantas de acordo com a incidência do sol:

Também é importante escolher plantas conforme a incidência do sol ao longo do dia.

Algumas espécies são boas para jardins que ficam expostos ao sol durante todo o dia, enquanto outras espécies são ideias para jardins que ficam em locais sombreados.

Antes de comprar as plantas decida o local do seu jardim e verifique quais espécies se adaptarão melhor devido a incidência de sol ou não.

3 – Escolha plantas que não precisam de muitos cuidados:

Outra dica importante é escolher plantas que não precisam de cuidados rotineiros, assim você não terá muito trabalho em seu jardim.

Caso você escolha plantas mais delicadas e que necessitam de cuidados frequentes você gastará muito tempo com seu jardim. Lembre-se que um jardim vertical não é um jardim comum e cuidar de algumas plantas pode exigir trabalho dobrado.

4 – Utilize plantas pendentes e forrações:

Você também pode utilizar plantas pendentes e forrações para dar uma melhor aparência ao seu jardim.

Este tipo de planta irá esconder a estrutura de apoio do seu jardim, dando uma aparência de que o jardim está cobrindo toda a parede. Afinal, a maioria das pessoas que escolhem um jardim vertical tem este objetivo.

As forrações também são bem resistentes as intempéries do dia a dia, o que colabora com sua escolha.

5 – Evite plantas que necessitam de muita água:

Plantas que precisam de muita água devem ser cortadas de sua lista, principalmente se seu jardim fica exposto constantemente ao sol.

Além de dificultar o manejo estas plantas costumam ser mais delicadas e sensíveis, não suportam bem a ação do vento e do solo, o que pode prejudicar o desenvolvimento do seu jardim.

Principais espécies de plantas para jardins verticais:

1 – Espécies para jardins verticais em locais com incidência do sol:

Confira agora 10 espécies para você utilizar em seu jardim vertical caso ele esteja sempre exposto ao sol. Estas plantas são ideais para este tipo de situação e você não terá problemas em seu jardim.

  • Barba de serpente;
  • Colar de pérolas;
  • Flor canhota;
  • Jiboia;
  • Russélia;
  • Aspargo;
  • Véu de noiva;
  • Hera inglesa;
  • Aspargo rabo de gato;
  • Lambari roxo.

2 – Espécies para jardins verticais em áreas sombreadas:

Para você que pretende fazer um jardim vertical em uma área sombreada, ou seja, sem ou com pouca incidência do sol é interessante optar pelas plantas que serão listadas a seguir.

  • Samambaia;
  • Barba de serpente;
  • Jiboia;
  • Aspargo;
  • Antúrio;
  • Véu de noiva;
  • Flor de maio;
  • Rabo de gato;
  • Guzmania;
  • Asplênio.

Além das plantas listadas acima existem outras inúmeras opções que você pode encontrar nas floriculturas. Conte com o auxílio de um jardineiro experiente na hora de comprar suas plantas, ele poderá te dar detalhes específicos de cada espécie e te ajudar a escolher a planta ideal para as características do seu jardim.

É hora de finalizar!

Agora é hora de colocar a mão na massa. Você já conhece as principais espécies de plantas para jardins verticais e aprendeu dicas importantes para escolher as melhores plantas para seu jardim, então é deixar a criatividade fluir e planejar um belo jardim para sua casa.

A última dica é sempre investir em mudas boas. Faça a opção por comprar em floriculturas de confiança, onde as mudas são bem cuidadas e estão livres de qualquer tipo de praga.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também querem aprender mais sobre como ter um belo jardim vertical.