Qual o melhor carro para comprar: Guia Prático

Na hora de ter o primeiro veículo sempre surge a dúvida de qual o melhor carro para comprar? É certo que não existe uma resposta unânime para esta questão, pois o melhor carro sempre dependerá das expectativas e também da realidade de cada pessoa, senão todos teriam o mesmo modelo de carro.

Mesmo com uma resposta tão ampla é possível elencar alguns pontos que são essenciais na hora de comprar um carro. Principalmente se este é seu primeiro veículo.

Para pessoas com mais experiência é mais fácil avaliar qual o veículo ideal, pois ele pode se basear em experiências anteriores, conversas com profissionais especializados e até mesmo com pessoas que possuem ou já possuíram o tipo de veículo pretendido.

Mesmo assim, a avaliação passa pelos pontos que veremos logo abaixo. Por ser um investimento alto estou certo de que você não quer falhar, afinal todos querem utilizar da melhor maneira possível o seu dinheiro.

4 Pontos essenciais para definir qual o melhor carro para comprar:

1 – Defina o tipo de carro ideal para você:

boas dicas sobre qual o melhor carro para comprarO primeiro passo na hora de definir qual o melhor carro para comprar e entender com clareza qual o tipo de carro para você.

Você terá uma relação diária com seu veículo e ele precisa atender suas necessidades. Por isso, fique atento a pontos essenciais como tamanho, funcionalidades e tecnologia.

Por exemplo, quem tem família e gosta de viajar deve pensar em um carro com bom espaço interno e também com um porta-malas grande. Agora se você quer um carro apenas para trabalhar e transitar nos grandes centros urbanos um grande porta-malas não fará diferença, você pode optar por um carro menor.

Pense em como você utilizará seu carro no dia a dia, isso é fundamental para que depois você não se arrependa. Lembre-se que o carro deverá ser útil para você, caso contrário você estará perdendo todo dinheiro investido.

Os principais tipos de carros que você encontrará são:

  • Compactos;
  • Hatches;
  • Sedãs;
  • Picapes;
  • Esportivos;
  • SUV.

2 – Defina se você comprará um carro novo ou usado:

Além de pensar na utilização do seu veículo no dia a dia é definir se você vai comprar um carro novo ou um carro usado. Entre os usados ainda você pode encontrar os seminovos.

Ambas as opções trazem consigo vantagens e desvantagens.

O carro novo é mais caro, exige um cuidado maior com as revisões em autorizadas o que aumenta seu custo, mas dificilmente você terá problemas com revisão. Além de ter todos os detalhes em perfeito estado e aquele cheirinho de carro novo.

Ao comprar um carro usado você poderá encontrar boas opções com um bom preço. Provavelmente você não encontrará carros dentro do prazo de garantia. É importante escolher muito bem um carro usado, visto que é fácil encontrar carros com problemas mecânicos ou com estado de conservação muito ruim.

Esta escolha poderá estar muito relacionada com a sua condição financeira, visto que comprar um carro novo é mais caro que um carro usado.

3 – Pesquise os preços e custos do veículo que você quer:

A terceira dica de como definir qual o melhor carro para comprar é entender bem o preço de cada carro e os custos que você vai ter ao longo do ano com seu veículo.

Antes de ir à concessionária é importante fazer uma pesquisa prévia para que você fique por dentro dos preços dos veículos que você pretende comprar. Esta pesquisa pode ser feita pela internet com muita facilidade.

Caso você faça a opção por comprar um carro usado vale à pena conferir a tabela FIPE. Você poderá ter acesso ao preço médio praticado para o veículo que você pretende comprar. É claro que este valor não é uma regra, mas uma referência.

Além do preço de compra é importante estar atento aos custos que você terá com seu veículo. Olha que estes custos vão muito além da gasolina que seu carro irá consumir. Veja abaixo um resumo das principais despesas que você terá:

  • IPVA;
  • Seguro Obrigatório;
  • Licenciamento;
  • Seguro particular;
  • Revisões regulares;
  • Troca de óleo e manutenção regular;
  • Troca de pneus.

Sem falar das despesas ao comprar seu veículo, como por exemplo o emplacamento. Para você ter ideia, um carro com preço médio de 35 mil reais, pode dar uma despesa mensal de cerca de 350,00 reais, caso você some todas as despesas do ano e distribua nos meses do ano (sem contar a gasolina que seu veículo pode consumir).

4 – Tenha em mente que um carro não é um casamento:

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a venda do veículo que você ainda nem comprou. Ou seja, um bom veículo é aquele que você compra com facilidade e vende com facilidade.

Esta quarta dica de qual o melhor para comprar é muito importante para quem vai comprar o primeiro carro. Pois quem compra o primeiro carro, na maioria das vezes, não pensa na revenda.

Existe um ditado que alguns carros dão duas alegrias ao dono, quando ele compra e quando ele consegue vender.

Por isso, fique atento ao mercado que seu carro terá no futuro. Visto que algum dia você precisará trocar este veículo.

Para um carro ter bom mercado, além das boas condições de conservação, é importante estar à cor do veículo. Aquele carro verde ou amarelo que você ama, pode trazer muitos infortúnios no futuro. Escolher cores básicas é fundamental para quem quer um carro com bom mercado.

Finalizando

Estou certo de que estas quatro dicas, de como escolher qual o melhor carro para comprar, irão te auxiliar a adquirir o melhor veículo para você. Condizente com suas necessidades e sua disponibilidade financeira. Fique atento a estes detalhes e não perca dinheiro ao comprar seu veículo.

Compartilhe este artigo com outras pessoas que também aprender como escolher o carro ideal para comprar, você também poderá ajudar inúmeras pessoas.

Recomendados Para Você: