Viver Sem Vergonha
dicas sobre quanto custa um casamento

Quanto custa um casamento: como fazer o orçamento

Os valores de um casamento podem variar muito, pois vai depender daquilo que vocês estão planejando para esse momento, portanto, o casamento está em três categorias, econômico, completo e luxuoso,

cada casal irá estabelecer quanto custa um casamento de acordo com a sua realidade financeira.

A proposta desse texto é que possamos junto, planejar o estilo do casamento e traçar um orçamento, uma vez que os valores variam muito de região para região, e conforme as escolhas de cada casal.

Como planejar o custo de um casamento

Mas, afinal, por onde começar? O fundamental é buscar identificar tudo o que será necessário para que o casamento aconteça e o casal possa estabelecer uma vida juntos.

dicas sobre quanto custa um casamentoPara isso, é importante que se faça uma pesquisa de quanto custa um casamento! Isso mesmo, vamos disponibilizar tabelas (Acesse a Tabela Aqui), para vocês imprimirem e iniciarem uma pesquisa rumo ao orçamento dos itens que vocês consideram importantes para a realização do casamento.

Na lista tem variadas possibilidades e espaço para acrescentar o que julgar necessário, mas cada pessoa possui um estilo e é livre para pesquisar somente aquilo que condiz com suas expectativas, sonhos e disponibilidade financeira.

Quando o casamento é bem planejado, é possível realizar a cerimônia dos seus sonhos dentro da disponibilidade financeira, sem ficar com dívidas para o futuro. É importante ressaltar que de nada adianta colocarmos nesse texto valores, visto que logo estarão desatualizados, e que também não estarão de acordo com a realidade de cada noivo e noiva.

A sugestão para iniciar a pesquisa é de se fazer um levantamento de quanto custa um casamento. Primeiramente vamos separar o que cada um julga necessário, como as alianças, o tipo de cerimônia, se haverá recepção, e outros detalhes que irão compor a vida a dois.

Então, o casamento de vocês se enquadra no perfil econômico, completo ou luxuoso? Depois de avaliar a disponibilidade financeira para os gastos do casamento e saberem o quanto pretendem gastar, e o número de convidados, será possível visualizar o perfil e saber como organizar um casamento.

Atenção! Cada item adicionado implica em mais custo

Nesse momento de avaliar os valores do casamento, possivelmente as alianças já foram compradas, se não, deve-se pensar nos valores e modelos de aliança.

Assim, como todo item a ser pesquisado, é importante que se faça uma pesquisa em no mínimo 3 fornecedores distintos, para que fique bem claro para vocês as variações de valores dos produtos e definir qual se encaixa com a disponibilidade financeira do casal.

1° Passo: os noivos devem definir primeiramente o número de convidados, em seguida, será possível definir o local da cerimônia e os demais detalhes.

2° Passo: definir o tipo de cerimônia, se o casamento será somente civil, ou se vocês também irão se casar na igreja.

3° Passo: para o casal que optar por uma cerimônia religiosa, deve-se escolher a igreja/templo. Existem algumas religiões que permitem que a cerimônia seja realizada fora da igreja, como no campo, praia ou na casa de um dos noivos.

Lembrando que cada uma dessas escolhas possuem um custo, as igrejas/templos possuem taxas para a realização da cerimônia.

E quando a cerimônia for fora da igreja, na praia, por exemplo, geralmente deve-se pagar uma taxa à prefeitura para o uso do local.  No mais, todo o local que seja fora da igreja, será necessário aluguel de bancos, mesas e o frete desses objetos.

A decoração pode ser feita com flores artificiais ou naturais. Quando se optar por usar flores naturais, vale a pena pesquisar por flores da estação que possuem um valor mais acessível.

A música para a cerimônia também deve ser avaliada, se será DJ, banda, orquestra, entre outros. Definir se serão os mesmos cantores que animarão a recepção, ou serão escolhidos outros.

Existem algumas regiões em que se tem o costume de preparar lembrancinhas para os convidados e para os padrinhos, normalmente elas são distribuídas ao final da cerimônia.

4° Passo: definir se haverá recepção, pode-se optar por uma festa para todos os convidados, ou simplesmente preparar um jantar para os amigos e familiares mais próximos. Para isso deve-se:

  • Definir um local – seja um espaço de festas ou a casa dos pais dos noivos, para isso, deve-se definir o local, organizar a decoração, buffet e a música.

5° Passo: depois de definir o número de convidados e o local da cerimônia, esse já é um bom momento de escolher os convites. Vale lembrar que é importante que a escolha dos convites esteja em harmonia com as cores que vocês escolheram para a decoração do casamento, pois o convite trará consigo uma prévia de como será o casamento, portanto, ele deve estar em sintonia com o estilo escolhido para a cerimônia.

6° Passo: a noiva normalmente escolherá o vestido com uma antecedência de até seis meses, pois ela pode optar mandar confeccionar o vestido e esse pode ser um processo mais demorado. Nesse momento a noiva pode definir também o cabelereiro e maquiador, e se irá desfrutar de todas as opções disponíveis para o dia da noiva, como massagem, banho de lua, entre outros.

7° Passo: o casal deve definir onde irão morar, se alugarão um imóvel ou comprar. Com isso, deve-se escolher a mobília da casa. Como tradição, é de responsabilidade da noiva montar o enxoval. Esse Texto Aqui pode lhe orientar, nele você encontrará uma listinha que poderá facilitar muito a montagem do seu enxoval. Há a possibilidade do casal receber dos parentes ou amigos um chá de panela, se isso não acontecer, esse texto também será muito útil para ajudar na compra dos utensílios domésticos.

8° Passo: por fim, a escolha do destino para a lua de mel, e o tempo que o casal terá disponível para o passeio.

9° Passo: viver felizes para sempre!

Recomendados Para Você:

Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.