Viver Sem Vergonha
tabelinha-para-engravidar-e-menstruação

Tabelinha para engravidar: como calcular o período fértil

Se você está tentando engravidar, vai encontrar neste texto muitas informações importantes que podem lhe ajudar a realizar o seu sonho de ter um bebê. Ensinaremos como utilizar corretamente a tabelinha para engravidar, de maneira a aumentar as chances de você conseguir engravidar o mais rápido possível.

Vale informar que a tabelinha para engravidar era um método muito eficiente no século passado. Onde as principais preocupações das mulheres se restringiam ao ambiente familiar.

Com a saída da mulher para o ambiente de trabalho o ciclo fértil da mulher não segue este padrão mais. Mesmo assim, a tabelinha pode ajudar você que deseja engravidar a ter uma maior chance em suas tentativas.

O que é o período fértil

Podemos definir o período fértil como o intervalo de dias em que a mulher tem maiores chances de engravidar, desde que não utilize nenhum tipo de método contraceptivo.

como utilizar a tabelinha para engravidar e menstruaçãoSe você deseja realmente engravidar, precisa levar em consideração algumas informações importantes:

  • Após ocorrer a ovulação o óvulo feminino permanece adequado para ser fecundado somente durante as primeiras 24 horas. Após esse período o óvulo perde as suas capacidades reprodutivas, ou seja, se deteriora e não mais pode ser fecundado.
  • O tempo de vida dos espermatozoides dentro do corpo feminino é de até 05 dias, contudo, eles mantêm uma atividade mais forte apenas durante as primeiras 48 horas após a relação sexual. Isso quer dizer que após as 48 horas os espermatozoides já começam a perder a capacidade de fecundar o óvulo (mas atenção, não quer dizer que eles não possam fecundá-lo, eles apenas diminuem um pouco a atividade, o que diminui as possibilidades de fecundação).

O que esses dados nos mostram é que o período fértil da mulher é bem pequeno, ou seja, ela costuma estar fértil 05 dias antes da ovulação e até 24 horas após a ovulação.

Mesmo que a mulher ovule 05 dias após a relação sexual, ainda assim ela tem chances de engravidar, pois podem existir alguns espermatozoides vivos dentro do seu aparelho reprodutor, e eles ainda têm chances de fecundar o óvulo, mesmo que pequenas.

Vamos criar uma situação hipotética para exemplificar melhor a questão.

Por exemplo, vamos supor que uma mulher ovula no dia 13 de agosto. Como os espermatozoides mantêm uma atividade mais forte durante as primeiras 48 horas após a relação sexual, e levando em consideração que o óvulo permanece propício à fecundação somente durante 24 horas, então a mulher tem mais chances de engravidar entre os dias 11 e 14 de agosto.

Veja bem, ela tem mais chances de engravidar entre esses dias, mas não quer dizer que ela não possa engravidar caso tenha relação sexual 04 ou 05 dias antes da ovulação, porém, as chances são por volta de 5%.

O que podemos concluir com isso é que para aumentar as chances de engravidar é importante ter pelo menos uma relação sexual nesse período de 48 horas que antecede a ovulação.

Tabelinha para engravidar: é importante saber quando foi a última ovulação

Para usar a tabelinha para engravidar você precisa ficar atenta ao dia da ovulação. Geralmente a ovulação acontece 14 dias antes da próxima menstruação. Por exemplo: se a mulher menstruou no dia 26 de agosto, a ovulação ocorreu por volta do dia 13 de agosto (utilizando mais uma vez o nosso caso hipotético). Essa informação é importante para você e seu marido verificarem se tiveram relações sexuais no período mais propício à gravidez.

E como saber quando será a próxima ovulação?

Tentar descobrir quando será a próxima ovulação não é uma tarefa muito simples. Se a mulher tem um ciclo menstrual regular, fica mais fácil, contudo, quando a mulher tem um ciclo menstrual irregular, realmente fica bastante complexo descobrir a data aproximada da próxima ovulação.

Quando o ciclo menstrual é regular, e é de 28 a 30 dias, a ovulação geralmente acontece 14 a 15 dias depois do primeiro dia da menstruação. Se analisarmos, vamos perceber que acontece no meio do ciclo, ou seja, 14 a 15 depois do primeiro dia da menstruação e 14 a 15 dias antes da próxima menstruação.

Vamos exemplificar:

Ciclo menstrual feminino regular – entre 28 a 30 dias

Se sua menstruação desceu no dia 05 de agosto, então quer dizer que a ovulação acontecerá por volta do dia 19 de agosto. Portanto, o período fértil será do dia 15 a 20 de agosto, sendo os dias 17 e 18 e os dias 19 e 20 os que melhores para tentar engravidar.

Ciclo menstrual feminino regular – maior que 30 dias ou menor que 28 dias

Caso o seu ciclo menstrual seja regular, mas seja maior que 30 dias ou menor que 28 dias, a conta funciona do mesmo jeito. Vamos supor que você tenha um ciclo menstrual regular de 26 dias, e que sua menstruação desceu no dia 03 de agosto. Se formos calcular, perceberemos que sua próxima menstruação será no dia 29 de agosto.

Como já vimos anteriormente, a ovulação normalmente acontece 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação, portanto, a sua ovulação acontecerá mais ou menos no dia 15 de agosto. Nesse caso, seu período fértil será do dia 11 de agosto até o dia 16 de agosto. Porém, para aumentar ainda mais as chances de engravidar é melhor ter relações sexuais nos dias 13 e 14 e nos dias 15 e 16 de agosto.

Ciclo menstrual feminino irregular – entre 26 e 32 dias

Mas se seu ciclo menstrual é irregular, e acontece entre 26 e 32 dias, então o cálculo é bem mais complicado. Nesse caso, o que pode ser feito é trabalhar com estimativas. Na maioria das mulheres a ovulação acontece mais ou menos entre o período de 03 dias antes e 03 dias depois da metade do ciclo menstrual.

A verdade é que não é possível prever com certeza o tamanho do ciclo, portanto, a solução realmente é trabalhar com ciclos de 26 a 32 dias. Portanto, se ocorrer um ciclo de 26 dias, você precisa dividir o ciclo ao meio (13 dias), então verá que a ovulação poderá ocorrer no intervalo entre os dias 10 e 16 do seu ciclo. Mas se acontecer um ciclo de 32 dias, divida-o ao meio (16 dias), e então a ovulação poderá ocorrer no intervalo entre os dias 13 e 19 do seu ciclo menstrual.

Portanto, se você tem um ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias, sua ovulação pode acontecer a qualquer momento no intervalo entre o 10º e 19º dias do seu ciclo. Nesse caso, seu período fértil varia muito, e pode acontecer no 7º ou 8º dia do seu ciclo menstrual (caso do ciclo de 26 dias), ou terminar no 20º dia (caso do ciclo de 32 dias).

No caso de mulheres com ciclos irregulares, o cálculo do período fértil nunca é preciso, porque é impossível saber com certeza qual o dia da ovulação, portanto, trabalha-se sempre com estimativas bastante imprecisas.

Considerações finais sobre a tabelinha para engravidar

A tabelinha para engravidar pode ajudar os casais que estão tentando ter um filho. Muitas pessoas utilizam a tabelinha como um método contraceptivo, ou seja, buscam ter relações sexuais fora do período fértil da mulher, contudo, como vimos, os cálculos são bastante imprecisos.

Conclui-se que a tabelinha não é confiável quando se trata de evitar uma gravidez, ela realmente é útil somente para aquelas mulheres que desejam aumentar as chances de engravidar.

Você pode compartilhar este artigo com suas amigas que também sonham com a gravidez e podem ser ajudadas com estas dicas.

Recomendados Para Você: