Viver Sem Vergonha
trabalho em casa online

Trabalho em casa online: como lidar com as críticas e desafios

Se você trabalha em casa online, certamente já ouviu frases como “você chama isso de trabalhar?”, “você acha que isso dá certo?”, “isso não é trabalhar!”.

Certamente também já passou por situações onde estava extremamente atarefado e um familiar (ou amigo) chega e lhe pede para fazer algo, ou senta-se perto de você e fica falando coisas banais, sem levar em consideração o fato de você estar trabalhando.

As situações e dizeres relatados acima são comuns na vida de alguém que decide por realizar uma atividade profissional em casa como freelancer, blogueiro ou empreendedor digital. É claro que a realidade se torna um pouco melhor quando o empreendedor online vive sozinho, mas se ele vive com os pais ou se é casado, a realidade de fato é bem complexa.

Trabalho em casa online e o problema da motivação

trabalho em casa onlineMontar um empreendimento online que traga uma boa renda mensal não é uma tarefa das mais fáceis. O caminho é árduo, e exige muito trabalho, dedicação, perseverança, estudos, aprendizado, erros e acertos.

Quando temos o apoio e a compreensão daquelas pessoas próximas a nós, a tarefa fica mais fácil. Contudo, se não contamos com o entendimento, a força e a colaboração das pessoas próximas a nós, então a tarefa de ganhar dinheiro na internet com um blog ou outro tipo de empreendimento online pode se tornar bastante penosa.

As críticas que recebemos, bem como as perguntas descabidas acerca dos nossos negócios online, e as atitudes das pessoas que atrapalham o nosso bom desempenho no nosso trabalho; tudo isso pode provocar grandes prejuízos a nossa motivação.

Se não estamos fortalecidos para continuar a despeito de todos esses fatores, pode acontecer de abandonarmos prematuramente os nossos projetos, o que fatalmente destruirá todas as nossas possibilidades de realizar o sonho de ter o próprio negócio online.

Para evitar que tal calamidade aconteça, é preciso aprender a lidar com as críticas e com aqueles outros fatores que podem prejudicar a nossa motivação.

Dicas para lidar com as críticas e desafios

O ideal é que pudéssemos trabalhar tranquilamente sem sermos afetados por essas questões que prejudicam sobremaneira a nossa motivação, no entanto, sabemos que os desafios sempre existirão, portanto, o que precisamos fazer é aprender a lidar com eles e superá-los.

Abaixo apresento algumas dicas para ajudar você a lidar com algumas críticas e desafios que podem afetar a sua motivação e o seu desempenho nos negócios.

1 – Como lidar com a opinião e as atitudes dos familiares

Os familiares às vezes têm umas atitudes e opiniões um tanto quanto irritantes.

Se você deseja trabalhar com tranquilidade, e não quer ouvir frases como “mas esse negócio de trabalhar na internet é muito esquisito, isso não dá futuro”, é melhor não trabalhar dentro de casa, prefira alugar uma pequena sala perto da sua residência, monte seu escritório por lá e conseguirá ter um ambiente mais propício ao trabalho que você precisa realizar.

Mas se o seu negócio está bem no início, e ainda não rende muito dinheiro, o que você pode fazer é explicar para os familiares todos os detalhes do seu negócio.

Explique que o dinheiro não surge da noite para o dia, que para o seu negócio dar certo você precisa trabalhar com afinco, precisa investir e aprender muita coisa, e que precisa também de motivação e tranquilidade para conseguir levar o seu negócio ao sucesso.

Explique também que precisará da colaboração de todos, e que só porque você fica até tarde na internet, mexendo em facebook, Skype e sites, não quer dizer que está de malandragem, que isso também faz parte do trabalho.

Além de explicar como funciona o seu negócio, de tempos em tempos fale dos seus progressos para os familiares.

Às vezes pode ser bastante difícil explicar tudo isso para os seus familiares, pois como eles não entendem muito como funciona um negócio na internet, podem demonstrar pouco interesse, e isso muitas vezes é desestimulante. Portanto, quando já estiver ganhando algum dinheiro, não se esqueça de mostrar para eles que as suas aventuras no computador estão rendendo dinheiro, assim eles começarão a compreender que o seu trabalho também é trabalho, e que realmente pode dar certo.

2 – Como lidar com as opiniões e críticas dos vizinhos e amigos

Da mesma forma que os familiares, os vizinhos e amigos podem ter opiniões e atitudes bem irritantes.

Infelizmente as pessoas estão acostumadas a ver trabalho somente como a atividade que você sai todos os dias pela manhã, fica o dia todo fora, volta para casa à noitinha, e recebe certo valor ao final do mês.

Quando as pessoas se deparam com alguém que não sai de casa para trabalhar, que é visto em casa nos momentos em que “deveria” estar em algum lugar vendendo a sua força de trabalho, então vem à cabeça delas a seguinte ideia: “esse fulano não trabalha, fica de malandragem o dia todo”.

Isso pode ser extremamente doloroso para alguém que está lutando arduamente para construir o seu negócio online.

A melhor forma de lidar com isso é ignorar esse tipo de opinião e continuar focado nos seus projetos e sonhos. Se você está fazendo o que precisa ser feito para ter sucesso com o seu negócio online, não existem razões para se martirizar por causa de opiniões e críticas alheias.

A melhor resposta que você pode dar para esse tipo de opinião e crítica é continuar trabalhando, e quando conseguir firmar o seu negócio, desfrutar de todos os benefícios com tranquilidade e sabedoria. Quando isso acontecer, as pessoas perceberão que estavam erradas, e que você é bem mais esperto que elas, pois soube trabalhar com inteligência.

3 – Como lidar com a falta de reconhecimento offline

A falta de reconhecimento é algo que dói e que provoca queda na produtividade. Como dificilmente um empreendedor online iniciante conseguirá reconhecimento offline, o melhor é não ficar o tempo todo tentando provar para as pessoas ao seu redor o valor do seu trabalho.

Como já foi dito, para os familiares é importante explicar como tudo funciona, mas não é necessário ficar tentando a todo momento provar que seu trabalho tem valor. Ao invés disso, foque-se no trabalho e pense sempre naquilo que você deseja alcançar.

Outra coisa interessante é fazer o que gosta, ou seja, criar o seu empreendimento numa área que você tem paixão. Isso lhe ajudará a não precisar ficar o tempo todo buscando motivação externa para trabalhar, pois o simples ato de trabalhar lhe dará prazer, o que por si só lhe garante bastante motivação.

No que diz respeito ao reconhecimento, preocupe-se com o reconhecimento dos seus clientes online, das pessoas que visitam seus sites e blogs, dos seus seguidores nas redes sociais. Para um empreendedor iniciante, o reconhecimento online é possível e é muito bem-vindo.

O reconhecimento offline virá naturalmente quando o seu negócio começar a crescer e render bons frutos, portanto, não se preocupe, apenas trabalhe e leve o seu empreendimento ao sucesso.

Considerações finais

Trabalhar em casa online não é algo fácil, contudo, se você realmente tem o sonho de criar um negócio online que lhe permita ter uma vida melhor, não se preocupe com críticas, ao invés disso, desenvolva uma mentalidade forte e vencedora que lhe ajude a enfrentar todos os desafios que surgirem no seu caminho.

Recomendados Para Você:

Adicione um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.