Viver Sem Vergonha
dicas sobre tratamento para queda de cabelo

Tratamento para queda de cabelo: dicas importantes

A perda de alguns fios de cabelo diariamente é considerada um processo normal, pois geralmente perde-se até 100 fios no decorrer do dia. O tratamento para queda de cabelo se difere da calvície, pois a queda pode estar originando de uma patologia momentânea, pode ter origens em fatores emocionais, reação do organismo a algum medicamento e até por uma alimentação carente em nutrientes.

Já a calvície tem como uma das suas maiores predisposições a herança genética. Manifesta-se de forma progressiva, os fios dos cabelos vão afinando, diminuindo até ficarem com aspecto de uma penugem. Neste caso os tratamentos são diferentes e os resultados não são tão positivos assim.

Você vai conferir neste artigo causas que podem fazer com que seu cabelo caia de maneira excessiva e dicas para corrigir este problema e ter novamente um cabelo bonito e saudável.

Fatores que causam a queda de cabelo excessiva

dicas sobre tratamento para queda de cabeloSão várias as razões que podem aumentar significativamente a queda dos fios de cabelo.

Deve-se observar as condições externas e internas que podem estar contribuindo para o aumento da queda capilar.

Assim, antes de iniciar o tratamento para queda de cabelo, deve-se observar:

  • O alto nível de estresse que você vive;
  • Ansiedade excessiva;
  • Infecção acompanhada de febre;
  • O uso de produtos químicos em excesso;
  • Deficiência de vitaminas e nutrientes no organismo;
  • Período pós-parto e amamentação;
  • Dieta com pouca ingestão de proteína;
  • O uso de xampus inadequados;
  • O uso abusivo de chapas e secadores;
  • Prender o cabelo molhado.

Essas são apenas algumas possibilidades que podem estar contribuindo para a queda de cabelo excessiva. Também podem existir outros motivos, neste caso o auxílio de um profissional é fundamental. Caso você não consiga identificar a causa da queda do seu cabelo é necessário procurar um médico.

Qual o melhor tratamento para queda de cabelo?

Para o tratamento de queda de cabelo, deve-se buscar uma avaliação médica especializada e, em conjunto com o médico, tentar observar toda e qualquer mudança nos hábitos e nas vivências cotidianas que podem estar contribuindo para a queda de cabelo.

Depois de identificar as causas da queda de cabelo, os possíveis recursos para o tratamento são:

  • O uso de vitaminas em cápsulas que podem estar ausentes no organismo;
  • Investir em uma alimentação mais saudável, com muita frutas, verduras e a ingestão de líquidos;
  • Buscar o apoio de produtos de beleza indicados para queda capilar;
  • Tratamento com laser: o laser é aplicado no couro cabeludo, entre 1 a 2 vezes por semana. Ele tem a função de facilitar a circulação no couro cabeludo e, assim, pode influenciar o crescimento dos fios.

A queda de cabelo está intimamente relacionada à saúde de todo o organismo. Por isso, é fundamental manter hábitos saudáveis que vão te proporcionar a saúde para todo o corpo e consequentemente para seu cabelo.

Caso você tenha a opção de passar por dietas muito restritivas é fundamental contar com o auxílio de um nutricionista para repor com suplementos alimentares as proteínas e vitaminas que você não consome diretamente com a alimentação.

Tratamento natural para queda de cabelo

Para o tratamento de queda de cabelo pode-se optar por métodos simples, que podem contribuir significativamente para a diminuição da queda capilar.

Sabe-se que as vitaminas para serem efetivas no organismo, ou seja, para se alcançar um bom resultado no tratamento para queda de cabelo, elas precisam ser ingeridas, e no organismo serão transformadas naquilo que o corpo mais precisa.

Por isso, vamos apostar nos recursos naturais para dar suporte aos outros meios de tratamento de queda de cabelo. A alimentação pode contribuir para o fortalecimento da raiz capilar e deve ser mais um meio de tratamento.

Confira algumas dicas sobre alimentação que podem ajudar no fortalecimento dos cabelos:

  • Investir em uma dieta rica em proteínas, como carne, ovos, leites e derivados;
  • Buscar alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, batata doce, ovo, couve, espinafre, manga. A vitamina A está muito presente em alimentos de cor laranja. Quando essa vitamina está insuficiente no organismo, pode provocar queda capilar;
  • Os alimentos ricos em vitamina B podem favorecer o crescimento dos cabelos. Especificamente a vitamina B7, contribui para o fortalecimento dos cabelos, unhas e pele. Ela está presente em alimentos como banana, melão, laranja, carnes, fígado, gema de ovo, nozes, sementes e cereais integrais, vegetais verdes, entre outros;
  • Alimentos ricos em minerais, como silício, zinco e ferro. Esses nutrientes estão em alimentos como o ovo, aveia, milho, frango, amendoim, feijão, entre outros.

Quando a queda de cabelo é excessiva, o recomendável é que se busque orientações de um dermatologista.

Mas mesmo os recursos medicamentosos e cosméticos devem ser acompanhados por uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, afinal, isso pode contribuir muito para o fortalecimento dos fios e cooperar para um bom resultado no tratamento.

Finalizando…

Como pode ver, existem inúmeras opções de combater a queda de cabelo. Mas, o primeiro passo é identificar a causa da queda de cabelo e em seguida encontrar a solução condizente com a queda de cabelos.

Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e amigas que também passam por este problema.

Recomendados Para Você: