Viver Sem Vergonha
Truques de maquiagem

Truques de maquiagem: cuidados na escolha dos produtos

Sem dúvida a maquiagem nos ajuda a dar um up no visual e é uma grande aliada no dia a dia. De nada adianta ter o conhecimento de todos os truques de maquiagem, sem ter os cuidados diários com a pele e não saber fazer a escolha certa dos produtos.

Por isso, nesse post lhe apresento um pouco de como devem ser os cuidados diários e a ordem e a função de cada produto. Vale a pena ler este artigo até o fim, você encontrará dicas que poderão te auxiliar muito no seu dia a dia. Afinal, quem não quer aprender a fazer uma maquiagem perfeita? Então confira os truques de maquiagem a seguir.

Como preparar a pele diariamente

Limpar a pele – primeiramente adote cuidados diários, independente se irá usar maquiagem ou não. É muito importante lavar o rosto com produtos específicos para o seu tipo de pele todos os dias ao menos duas vezes, pela manhã e à noite, para retirar toda a oleosidade e sujeira depositada nela no decorrer do dia e da noite.

Truques de maquiagemAntes de iniciar a maquiagem é recomendado que se limpe a pele com um creme ou loção de limpeza. As pessoas que têm a pele oleosa o recomendado é que evite produtos cremosos e leite de limpeza. Dê preferência a produtos sem óleo (oil free).

Já para aquelas que têm a pele seca, mista e normal, pode se usar loções e cremes, desde que sejam suaves. No entanto, os produtos sem óleo são muito bem aceitos para qualquer tipo de pele.

Tonificar a pele – ao escolher qual tônico usar é importante seguir o ritmo da sua pele, ou seja, usar o produto ideal para o seu tipo. O tônico prepara a pele para receber a hidratação e contribui para acalmar, refrescar e suavizá-la após a limpeza.

Hidratar a pele – o hidratante protege a pele e contribui para manter a umidade. Atente-se em um creme especifico para a área dos olhos.

Proteção solar – o uso diário do protetor solar, mesmo nos dias nublados, protege contra queimaduras dos raios solares, previne manchas e o envelhecimento precoce.

Truques de maquiagem: quais produtos são necessários

Primer – para preparar a pele para maquiagem o primer é um produto ideal, pois ele contribui para a uniformização da pele, disfarça os poros dilatados e ainda contribui para maior fixação da maquiagem, além de outros inúmeros benefícios. Vale lembrar que existem primes que são específicos para a área dos olhos e boca, eles atuam como excelentes fixadores de sombras e batom.

Corretivo – os corretivos são indicados para pequenas áreas, para pequenos pontos.

O corretivo deve ser aplicado logo após o primer, e a sua aplicação deve ser cuidadosa. Não espalhe na pele toda, somente nos pontos necessários, e dê leves batidinhas com o pincel.

No mais, existem os chamados corretivos coloridos, de cor laranja que normalmente são mais usados em quem tem olheiras muito escuras, pois atuam como neutralizantes do azulado das olheiras.

O corretivo de cor verde pode ser usado em espinhas ou qualquer mancha avermelhada na pele. O lilás cobre manchas de tons marrons, já o amarelo disfarça tonalidades roxas, como hematomas.

Base – necessariamente a cor da base deve combinar com o seu tom de pele. Para evitar um aspecto muito artificial, a forma mais fácil de testar se a base é adequada é fazer o teste na face, entre o maxilar e o pescoço.

Existem bases que dão uma maior cobertura à pele e são mais recomendadas para se usar à noite, e outras de baixa cobertura que são mais utilizadas durante o dia, em maquiagens suaves que não necessitam de muitas correções.

Para que a pele fique perfeita e com aspecto mais natural, o ideal é que a base também seja de acordo com o seu tipo de pele, ou seja, pessoas de pele seca podem utilizar produtos mais líquidos, alguns desses produtos possuem um pouco de óleo que pode contribuir para uma maior hidratação da pele.

Aquelas que têm a pele oleosa devem optar por uma base mate, assim a pele permanecerá por mais tempo sem brilho. As pessoas de pele mista e normal podem optar por produtos que têm pouquíssimo brilho.

Pó – o pó tem como função na maquiagem retirar o brilho, ele pode favorecer a fixação da maquiagem e proporcionar um aspecto aveludado. Se deseja um aspecto suave, utilize um pincel grande e fofo para aplicá-lo. Se deseja uma maior concentração do produto, opte por um pincel menor.

Finalizando…

Depois de iniciar os cuidados com a pele e definir quais produtos que serão indispensáveis, chega o momento de escolher qual a marca que atenderá as suas necessidades, além disso, a escolha dos pincéis é fundamental, por isso, nos próximos aproveite os outros posts que tratamos dessas questões, você poderá aprender muita coisa interessante.

Não deixe de compartilhar este artigo com suas amigas que também querem e precisam aprender truques de maquiagem que são fundamentais para o dia a dia.

Recomendados Para Você: