Viver Sem Vergonha
vestidos para casamento

Vestidos para casamento: dicas para convidadas e madrinhas

Já não é uma tarefa fácil decidir que roupa usar no dia-a-dia! Não sei você, mas para mim, tem dias que parece impossível definir com que roupa eu irei sair de casa.  É preciso experimentar infinitas peças, várias vezes. Hoje escrevi este artigo para contar dicas que observo na hora de escolher vestidos para casamento.

Esse ano promete! Amigos e parentes vão se casar, sei que irei como convidada, como madrinha. E é preciso estudar minuciosamente quais vestidos para casamento são mais adequados, conforme a dia, o clima, o horário e também o que combina com o meu tipo físico.

Decidi escrever este artigo para passar para você tudo que aprendi e poder te ajudar a escolher melhor os vestidos para cada casamento que você vai.

Vestidos para Casamento durante o dia

As cerimônias de casamento durante o dia estão cada vez mais comuns, seja celebrada pela manhã ou à tarde.  Vestidos para casamentoMesmo que os trajes diurnos tenham algumas características diferentes dos trajes noturnos, eles não dispensam o caráter de festa.

Portanto, a ocasião pede tecidos nobres, porém mais leves, como a renda, musseline e sedas.

É importante seguir essa leveza nas cores e tons escolhidos. As estampas são permitidas, porém, devem ser em tons mais sóbrios.

Os tecidos que têm brilho não são bem-vindos aos casamentos durante o dia, assim como a transparência não fica adequada.

Os vestidos para casamento durante o dia podem ser longos ou curtos, desde que respeitem a regra da leveza nos tecidos e nas cores escolhidas, não se esquecendo da importância do evento e as suas exigências.

Vestidos para Casamento noite

Ao contrário do casamento durante o dia, os vestidos para casamento à noite podem, e devem, ser mais NOITEaliexpressrequintados com um toque de glamour. Assim como a cerimônia de casamento durante o dia, à noite também deve-se ficar atenta para o tipo de cerimônia, local, clima e horário, antes de escolher o modelo do vestido.

No entanto, o vestido para casamento à noite pode ser mais ousado, pode se optar por cores mais fortes, como o preto, vermelho, além dos decotes, brilhos, transparências e joias que são sempre muito bem-vindos!

Mas como existe um dito popular que diz sabiamente “menos é mais”, fique atenta para não usar tudo em uma única produção, por isso, é importante equilibrar o uso de decotes com joias, a maquiagem com a roupa.

Vestidos para Madrinha de Casamento

Normalmente as madrinhas tomam um lugar de destaque, por isso, devem investir mais no look, mas sempre lembrando que quem deve brilhar na cerimônia é a noiva, portanto, deve-se evitar qualquer tonalidade de vestido que se aproxime do branco.

Outra cor que é banida dos casamentos, quando se trata de madrinhas, é o preto, pois conforme superstições, diz de uma oposição, ou tristeza, enfim, a cor possui variadas interpretações “negativas” quando se trata do vestido da madrinha de casamento.

Antes de escolher o vestido para o casamento, recomenda-se que a madrinha consulte a noiva sobre as suas preferências, mesmo que seja uma situação pouco comum no Brasil, mas a noiva pode querer definir a cor dos vestidos das madrinhas ou até mesmo o modelo.

Dicas para você não errar

Vou fazer um resuminho de tudo que foi passado acima. São pontos que você precisa observar para escolher com tranquilidade o vestido perfeito para você.

Esteja atenta ao horário do casamento, existem opções de vestido para casamento no período do dia e no período da noite. Além disso, esteja atenta ao clima da região e da estação, existem dias que podem ser mais frios e exigir um vestido próprio ou dias mais quentes que exigirão vestidos mais leves.

Hoje em dia também é moda algumas noivas escolherem o tom de cor dos vestidos de suas madrinhas. Por isso, fique de olho no convite, veja se existe alguma orientação sobre a cor e estilo do vestido. Caso você fique com alguma dúvida não deixe de perguntar a noiva, isso vai evitar que você pague um grande mico no dia da festa.

Cuidado também com o local do casamento, não só para escolher o vestido, mas também seu sapato. Praia e gramados não combinam com salto fino e muito alto. É melhor prevenir-se quanto a isso (sei que para algumas meninas é impossível descer do salto, mas tome cuidado).

Uma dica importante é: Contenha-se! O grande destaque da noite deve ser a noiva, por isso, ela deve se destacar e ser a grande estrela. Escolha um vestido que não chame muito a atenção e que não crie possíveis desconfortos.

Concluindo

Portanto, se o casamento for durante o dia, os vestidos longos ou longuete em tonalidades pastéis, estampados, florais e coloridos. Os tecidos leves, como musseline, renda, crepe e microfibra são bem-vindos.

Para a noite, os vestidos podem ser mais glamorosos com tons mais escuros e mais fortes, modelos mais sofisticados, com brilho, decote, bordados e joias, porém, é fundamental que os detalhes do vestido sejam focados em um único atrativo, como exemplo, o decote, ou transparência, para que não se corra o risco de errar na escolha da peça.

Recomendados Para Você: